Membros do AJA fazem recuperação de área alvo de vandalismo

17/12/2022

Membros do programa Agente Jovem Ambiental (AJA) realizaram nesta sexta-feira, 16, uma ação de revitalização do leito do rio Jaguaribe. A ação ocorreu no Bairro Prado próximo ao ‘campo do Esso’, local que recentemente foi alvo de vandalismo, como noticiado pelo A Praça.

Os jovens fizeram o trabalho de recuperação do local com o plantio de mudas nativas e árvores frutíferas adquiridas junto à Secretaria de Meio Ambiente local. “Pedimos à população que contribua e cuide. Se cuidarmos, a natureza nos responde favoravelmente”, disse Glauciana Mariano, agente jovem ambiental.

No início do mês cerca de 10 mudas que foram plantadas próximo ao leito foram arrancadas assim como as grades de proteção foram danificadas. O plantio fazia parte do projeto Iguatu Verde, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Agrário. A ação acontece por meio da produção de mudas de árvores nativas e o plantio dessas plantas em locais públicos.

O programa desenvolve na cidade e na zona rural ações de cultivos de horta orgânica, cuidados com animais de rua, replantio em áreas de reflorestamento na Serra do Alencar.

AJA

O objetivo do programa é de estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente. O estado fez a seleção de 10 mil jovens na idade entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes nos 184 municípios cearenses, para atuação em projetos socioambientais.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *