A vacinação contra a febre aftosa encerra hoje (17 de dezembro). De acordo com dados da Agência de Defesa Agropecuária (ADAGRI), no estado, o rebanho bovino é de 162 mil animais, sendo que 58.376 animais na faixa etária desta etapa de vacinação. A declaração da vacinação pelo produtor pode ser realizada até dia 02 de janeiro.
A medida foi definida após solicitação de alguns estados, motivada, em parte, pela aprovação e liberação de lotes de partidas de vacina ao final da etapa. “A ampliação do prazo foi definida para evitar transtornos ao produtor e evitar prejuízos à cobertura vacinal”, explicou Vanessa Chaves, médica veterinária da ADAGRI.
No núcleo da ADAGRI em Iguatu, que compreende cinco municípios, a cidade de Iguatu é quem está mais atrás em percentual de rebanho vacinado com 56%. Já a cidade de Cariús se aproxima do desejado com 84%. As cidades de Jucás, Saboeiro e Quixelô estão na casa de 70%. “A ADAGRI vem trabalhando para que o Ceará alcance junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) o status de Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. Para isso, é necessário que nas próximas campanhas o rebanho cearense seja vacinado acima de 90% por município. Faço aqui um apelo a todos os produtores do Ceará que vacinem seu rebanho contra a febre aftosa. Esse status é um importante ganho para os nossos produtores que vão poder comercializar em todo o território brasileiro e fora do País. Isso aquece a economia do nosso estado. Não deixem para a última hora”, completou Vanessa.
Declaração
A declaração do animal vacinado pode ser feita acessando o site da agência (www.adagri.ce.gov.br) ou no Portal do Produtor, sem a necessidade de deslocamento até o órgão. “Não havendo essa possibilidade, o criador deve se dirigir a um núcleo local da ADAGRI ou a um dos escritórios parceiros em seu município. “O escritório da ADAGRI-Iguatu está funcionando normalmente, das 8 horas às 17 horas, para atender quem não puder declarar a vacinação por meio eletrônico”, finalizou Chaves.
0 comentários