Ano 2023: a mudança de gestão pública e o que esperar do mercado imobiliário

24/12/2022

Iniciaremos o ano vindouro com mudanças no governo federal, estadual e ao que nos parece no nosso gestor municipal. No mercado imobiliário sem dúvida alguma teremos impactos que acredito virão com grande positividade.

Na esfera federal se divulga que serão ampliados e melhorados os programas sociais da casa própria, uma vez que foi no governo Lula que essas políticas foram implantadas. O acesso ao crédito com mais facilidade e programas que atendam todas as faixas salariais serão um dos desafios do novo governo. Essa análise parte do princípio que o setor da habitação foi responsável por uma grande geração de emprego e renda na gestão anterior do presidente eleito. Com a ampliação dos programas habitacionais, se espera que o emprego formal seja alavancado e o desemprego tenha queda significativa.

No âmbito estadual o governo certamente seguirá os caminhos trilhados pelo gestor federal, primeiro por ser da mesma ala política e também por entender que ao gerar empregos, a renda do trabalhador tem aumento significativo, oportunizando que possa ter condições de melhorar a estrutura da casa que possui, além de possibilitar que os que moram de aluguel possam realizar o sonho da casa própria.

No caso da nossa cidade de Iguatu localizada na Região Centro-Sul do estado, nos últimos anos temos visto uma ampliação da implantação de loteamentos, fato de grande importância para a urbanização do nosso município, que reduz o déficit habitacional e ao mesmo tempo tem gerado emprego e renda. Infelizmente as áreas destinadas ao poder público (áreas institucionais), que são espaços destinados a implantação de postos de saúde, parques, praças, entre outros equipamentos, encontram-se sem ser utilizadas/aproveitadas, que aliás tem sido um problema em quase todas as cidades. Esses espaços constituem-se em uma aquisição de lotes pelo futuro morador, um dos requisitos que aquele vislumbra para a aquisição do lote e sua futura moradia. É sabido por todos que se avizinha um processo eleitoral conforme determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral, e cria-se nos munícipes uma grande expectativa em relação a quem fará em breve a gestão do município. Para os participantes  do mercado imobiliário no município, quais sejam os corretores, construtores e compradores, espera-se que a política de instalação de loteamentos continue sendo uma realidade, mas soma-se a isso a necessidade de que a participação do ente público seja efetiva,  possibilitando que os loteamentos sejam espaços de convivência não apenas de moradia, mas que as questões sociais e econômicas sejam levadas a efeito de forma organizada e sempre voltadas para o bem estar dos moradores daquele espaço, com a instalação de praças, equipamentos de saúde, parques e outros procedimentos que regem o plano diretor do município.

Por fim, desejamos aos nossos leitores um natal de muita luz em nossos caminhos, e um ano novo no qual tenhamos força e determinação para enfrentar e vencer os mais diversos desafios.

Até breve!!!!

MAIS Notícias
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel
Quais fatores podem ser obstáculos na venda do seu imóvel

É muito comum o insucesso na venda do imóvel ser atribuído ao comércio imobiliário, crise econômica, entre outros fatores que muitas vezes são culpados sem na realidade serem de fato os vilões. Na realidade existem diversos motivos que impedem ou dificultam uma venda...

O Mel da Abelha Rainha
O Mel da Abelha Rainha

Depois de dias cansativos de trabalho, Maria Bethânia desembarca no aeroporto de Salvador, pega um taxi e se encaminha para casa em busca de seu merecido descanso. Era véspera do Dias dos Namorados. O taxista, querendo agradar a baiana, liga o som do carro e, de...

Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar
Moradias em loteamento : A necessidade de se reinventar

Os loteamentos embora existam no nosso país há diversas décadas, somente em 2009 eles ganharam maior destaque com o lançamento do programa de governo minha cada minha vida (MCMV). Na nossa cidade de Iguatu é  preciso que se diga que desde 2009  até os tempos atuais,...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *