Política
Bolsonaro cumpriu em 4 anos um terço das promessas. O novo governo quer fazer mais.
Quem fizer algo errado será convidado a deixar o governo, diz Lula a ministros. O presidente se reuniu pela primeira vez com os 37 ministros. Pediu união e boa relação com o Congresso. Citou Educação e Saúde como urgências. Cultura tem papel importante para diminuir a violência. Presidente pede a ministros harmonia com o Congresso. Ministra do Esporte com baixo orçamento, Ana Moser diz que vai procurar apoio de outras pastas. Ministra do Planejamento, Simone Tebet assume, cita divergências e diz que pobres são prioridades. Impasse no Alvorada, Janja mostra Alvorada com janelas quebradas, obras de arte faltando e mais danos. 13 suplentes herdam vagas na Câmara e no Senado, com a nomeação dos titulares para os ministérios.
Fatos & Blogs
Ministério da Saúde diz que há falta de vacinas contra Covid para crianças. Segundo a Secretária de Vigilância em Saúde, Ethel Maciel, a expectativa é repor os estoques com os imunizantes da Pfizer até o fim do mês. Doses para o público acima de 12 anos estão em dia. O Ministério da Saúde vai retomar as negociações com o Instituto Butantan, visto que CoronaVac é fundamental para a vacinação do público infantil; restabelecer o fluxo e o diálogo entre municípios, estados e governo federal. Quase 70 milhões de pessoas não tomaram a primeira dose de reforço.
Sangria de açude
Ceará registra primeira sangria de açude em 2023. O ano começa com o melhor volume hídrico acumulado nos reservatórios dos últimos 9 anos. Conforme DN, diante das primeiras chuvas de 2023, o açude aportou água e atingiu sua sangria foram precisos apenas 6 dias para o primeiro açude cearense atingir sua capacidade máxima e sangrar neste ano de 2023. O Germinal, reservatório da cidade de Palmácia, atingiu sua cota máxima nesta sexta-feira (6). O açude tem capacidade total de armazenamento de água de 2,1 milhões de metros³.
Segurança
Sistema penitenciário cearense terá 300 câmeras em policiais a partir de fevereiro. Autoridades acreditam que uso do dispositivo pode coibir excessos dos agentes, assim como registrar ataques contra os mesmos. Ceará será 1º estado do Brasil a adotar modelo no sistema prisional.
Ceará fecha 2022 com redução de 10% no número de assassinatos.
Censo 2022
Municípios do CE podem perder R$ 153,6 mi após queda no número de habitantes no Censo 2022.Um fato preocupante. Elmano determina que mais hospitais façam cirurgias para reduzir filas.
Política
Aqui em Iguatu, após eleição da mesa diretora, o vereador Ronald Bezerra (PRB) assume o executivo municipal. No entanto, segue a expectativa sobre a eleição suplementar no município. Na Câmara Municipal, o vereador Marconi Filho (PDT) assume a presidência do legislativo. Novo prefeito terá o desafio de solucionar algumas demandas no município, impactante na vida da população. Outra questão, a situação de Eliane Braz, que vive a expectativa de contribuir na política como representante na Câmara Federal. E mais de 32 milhões de brasileiros têm até segunda-feira para justificar ausência no segundo turno das eleições.
Futebol e Política
Dois temas que movimentam torcidas organizadas. Ao mesmo tempo, trazem reflexões no cenário atual para o Azulão. Time participa do certame cearense, Série D Nacional e Copa do Brasil. Com o cenário político atual no município, surgem diversas opiniões e incertezas. Qual será o apoio da prefeitura para ajudar o esporte local? A diretoria espera contar com maior apoio do setor privado também. A torcida acompanha com expectativa o momento para prestigiar.
Diocese anuncia mudança nas paróquias
Diocese de Iguatu comunica transferências e nomeações nas paróquias. Aqui em Iguatu, para a Matriz de Senhora Santana foi nomeado o pároco João Batista da Paróquia do Perpétuo Socorro no Prado, que exercerá as funções a partir de 12 de fevereiro. Já o Padre Yukio foi transferido para a paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Orós. E à frente da paróquia do Prado, foi nomeado o Padre Ricardo Alves de Araújo. O Bispo Dom Geraldo anunciou também a ordenação de presbíteros.
Silvani Soares é bancário e radialista
0 comentários