Superintendente da SOP afirma que serviços da Perimetral ganham novo ritmo, mas projeto da Cruzeiro do Sul está indefinido

21/01/2023

“A obra da Avenida Perimetral ganha um novo ritmo e a partir da próxima semana o piso intertravado deverá ser iniciado. Vamos sim concluir o centro de eventos e construir a mini areninha (praça esportiva), solucionando o impasse com a COGERH, afinal o terreno e todos os órgãos são do Estado”. A afirmação foi feita pelo titular da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), Quintino Vieira que visitou Iguatu na quarta-feira, 18.

O titular da SOP visitou a obra da nova Avenida Perimetral e prevê que na próxima semana comece em um primeiro trecho entre a lagoa da Bastiana a colocação do piso intertravado.

Quintino Vieira frisou que “O Estado vai adquirir mil metros de tubos de adutora que serão doados em breve ao SAAE no valor de cerca de 3 milhões de reais. “O governo do Estado já fez doação de 420 metros de cano e vai doar mais mil metros de tubos de PVC para o SAAE de Iguatu. E a única coisa que queremos é que o SAAE faça o acompanhamento da mudança dos canos, indique onde deve ser colocado tecnicamente”, disse Vieira. “O Estado vai bancar esses tubos porque não podemos esperar que o SAAE ou a Prefeitura possa um dia comprar esses canos, atrasando a obra cada vez mais”.

Quintino Vieira abordou questões locais de obras paralisadas e outras em andamento. Sobre o projeto para reconstrução da avenida Joaquim Ailton Alexandre (Cruzeiro do Sul) apresentou dúvidas: “Ainda não sabemos como vai ser essa avenida. Estamos estudando com os técnicos, buscando uma melhor solução e levando o problema ao governo. Só depois de conclusão da primeira etapa (reconstrução da Perimetral), vamos ver como vai ficar, quer melhor solução tomar, vamos conversar com o prefeito e com o governo e não sabemos ainda se é bom mexer ali”.

O problema maior é a existência de cinco adutoras de abastecimento de água da cidade que estão no subsolo da Cruzeiro do Sul. “É uma situação sensível e vamos saber se vamos aplicar piso intertravado ou asfalto e ver a possibilidade de remoção dessas adutoras sem deixar Iguatu sem água por mais de dez dias”, pontuou Quintino Vieira.

Nunca vi tanto problema no Centro de Eventos

Sobre a continuidade da obra do Centro de Eventos que se arrasta há mais de 12 anos, Quintino Vieira foi taxativo: “Nessa obra do Centro de Convenção eu nunca vi tanto problema na minha vida. A empresa quebrou, multamos a construtora, estamos fazendo nova licitação para dar um novo início e concluirmos. É uma pena, a gente reconhece esses problemas, mas vamos terminar essa obra e logo daremos um novo cronograma à população de Iguatu”.

Por trás do Corpo de Bombeiros no terreno que pertence ao Governo do Estado está em construção da Casa da Mulher, que deverá ser inaugurada ainda este ano. Naquela quadra, havia previsão de início de duas obras: a sede da COGERH (Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos) e uma mini areninha. Entretanto, houve um erro na escritura das duas áreas. Lotes onde deveriam ser a mini areninha foram escriturados para a COGERH, formando um impasse legal. Resultado: até hoje essas duas obras não foram iniciadas.

“Vamos sentar, conversar e destravar essa questão. Vamos aguardar a indicação do novo presidente da COGERH pelo governador Elmano de Freitas e vamos nos reunir e decidir. Isso não será problema, tudo é do Estado, não tem essa questão de terreno ser de A ou de B. Vamos decidir onde serão construídas essas obras até porque temos outros terrenos em Iguatu. Vamos fazer o melhor para a população”, esclareceu Quintino Vieira.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *