SDA promove cursos de capacitação

28/01/2023

Com o objetivo de orientar os produtores rurais, técnicos, estudantes e população em geral, em diversas áreas voltadas para o setor agropecuário, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário – SDA iniciou neste mês a realização do programa de capacitação. A ideia é realizar pelo menos dez cursos ao longo do ano.

O primeiro curso realizado em janeiro foi voltado para práticas de enxertia com a produção de mudas e aplicação correta da enxertia na fruticultura. “Um trabalho muito legal e faz parte do nosso planejamento para o ano de 2023, quando mensalmente serão executados cursos pela secretaria para as mais diferentes capacitações. O voltado para enxertia foi o primeiro”, ressaltou o técnico Mauricélio Duarte. “A enxertia de maneira bem simples basicamente é a união de duas partes de plantas diferentes. Faz isso com o objetivo de melhorar a qualidade da planta final. Muitas vezes uma planta sofre com determinada doença, por exemplo, você enxerta para que essa planta final se torne resistente. A enxertia também é feita para aumentar a produção”, explicou.

Com um público voltado para estudantes, produtores e técnicos, o produtor rural Luciano José da Silva participou dessa primeira capacitação. “Sempre procuro participar de capacitações porque a gente que está no campo tem que acompanhar o avanço das tecnologias, que ajudam e facilitam nossa lida. No curso de enxertia a gente aprende muito como se dá o desenvolvimento das plantas. A gente vê que através dessa técnica elas crescem com saúde e produzem bem mais. Quanto melhor o produto melhor renda, porque vai fazer as plantas produzirem mais e resistente às pragas. A gente tem fruteiras para consumo próprio, e cursos desse agregam mais conhecimento a mais”, disse.

Atenta a todas as explicações a estudante de nutrição Júlia Ariele Lima disse que o curso agrega mais conhecimento para sua futura profissão. Moradora da zona rural, do Angelim, distrito de José de Alencar, a jovem disse que na propriedade da família são produzidas diversas culturas, entre essas muitas fruteiras. “Vejo isso como obter mais conhecimento sobre as plantas. A gente conhece na teoria que é melhor se aperfeiçoar na prática. A gente tem em casa muitas fruteiras. A implantação dessa técnica na produção com enxertia na nossa propriedade vai ajudar o desenvolvimento. Quanto mais conhecimento técnico, melhor. Temos abacate, graviola, goiaba, manga, e outras frutas”, comentou a estudante.

Programação

De acordo com Mauricélio, os participantes serão multiplicadores da técnica e irão contribuir para melhoria genética das plantas cultivadas no município. De acordo com o cronograma de cursos da SEDA, em janeiro foi realizado curso sobre práticas de enxertia para técnicos e estudantes. Já para fevereiro estão programados cursos sobre a produção de mudas e polpas, tendo como público-alvo pessoas idosas; em março, voltados para a produtores sobre a criação de camarão, aspectos gerais da carcinicultura’; em maio, o curso terá como tema legislação aplicada à defesa agropecuária, para estudantes de veterinária, e encerrando a programação do primeiro semestre, produção animal nas regiões de clima quente para produtores e técnicos.

“As vagas são limitadas, por isso é importante as pessoas acompanharem o perfil da Secretaria nas redes sociais, onde serão anunciados data, horário e número de vagas”, concluiu Mauricélio Duarte.

 

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *