Iniciada a distribuição de mais 50 mil quilos de sementes em Iguatu

28/01/2023

O escritório da EMATERCE em Iguatu iniciou a distribuição das sementes do programa Hora de Plantar 2023. As sementes de milho híbrido – de tradicional plantio nesta cidade – e sorgo começam a ser preparadas para a devida distribuição aos agricultores iguatuenses para outras 14 cidades da região.

Para Iguatu, são destinados, a quase 2 mil agricultores, 45.750kg de milho hibrido e 4.600kg de sorgo.

A entrega começou na quinta-feira, 26, e segue um calendário para evitar longas filas e tumultos como aconteciam anteriormente, prosseguindo até a próxima semana. “Para evitar longas filas, a cada dia um distrito é atendido. A distribuição é feita assim e tem dado certo. Os presidentes de associação vêm só no dia da sua comunidade. Se tiver tudo certinho, sabe que vai receber e levar para casa os grãos para plantar logo que a terra esteja pronta”, ressaltou Mauro Nogueira, gerente regional da EMATERCE.

A entrega é feita aos presidentes de associações e estes são responsáveis pela entrega aos agricultores em suas localidades. No primeiro dia, foram entregues sementes a 33 presidentes, destinadas para 488 agricultores, em total de 10.820kg de milho e 910kg de sorgo.

Expectativa

O clima é de expectativa entre os agricultores. Conforme a pasta da Agricultura e Pecuária de Iguatu, o município conta com 10 tratores equipados com grades de arado. “As sementes chegaram em boa hora, assim como no ano passado. Na hora que começar a chover, a gente ver que a terra está boa, é só preparar o chão e plantar. A gente não pode perder tempo”, comemorou Geraldo Souza, agricultor beneficiado pelo programa.

Garantia Safra

Dos 47 municípios cearenses contemplados com o Garantia Safra 2022/2023, os agricultores iguatuenses receberam o benefício já na próxima semana, e de forma integral. Devem ser injetados mais de 2 milhões de reais na economia local.

As cidades da Região Centro-Sul e proximidades como Jucás, Catarina, Orós, Várzea Alegre e Campos Sales, terão direito ao GS nesta edição. Em Iguatu, 2.110 beneficiários estavam aptos aos recebimentos no valor de R$ 850,00 depositados em conta, sem necessidade de se dirigir às instituições ligadas à categoria.

MAIS Notícias

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *