Bloco de Carnaval ‘Os Cobras’ mantém tradição em Iguatu

11/02/2023

Criado pelo Antônio Joaquim de Souza, popularmente chamado de ‘Antônio da Cobra’, o bloco de carnaval ‘Os Cobras’ começou em Cedro, em 1951, no Centro-Sul cearense. Com a vinda do folião para Iguatu, seu Antônio chegou a brincar por aqui criando o ‘Bloco Rei de Espada’, mas logo passou a ser chamado de “Os Cobras”, em 1980.

O eterno folião Antônio da Cobra, considerado um patrimônio da cultura iguatuense, brincou carnaval até 1998. Após sua morte, ao longo desse tempo os filhos, amigos e vizinhos, apaixonados pelo carnaval, continuaram o legado deixado pelo pai. Tradição essa que já ultrapassa os 50 anos, sendo este um dos blocos mais tradicionais do carnaval de rua da cidade tendo sua origem no bairro 7 de setembro.

O bloco “Os Cobras” foi abraçado por outros foliões, além dos filhos, amigos e moradores. A folia acontece, mantendo viva a memória do Antônio da Cobra. “Quando é sábado de carnaval, a praça do bairro fica cheia. Vem muita gente para a concentração do bloco. Atrai muitos curiosos que vêm assistir à saída, mas não tem quem não entre na folia. É muito satisfatório manter essa brincadeira deixada pelo nosso pai. É muito divertido. Por conta da pandemia ficamos sem poder brincar. Mas hoje vamos aproveitar todo momento”, contou Kleyton Souza, filho do eterno folião.

Bloco na rua

Hoje, sábado, 11, o bloco vai sair às ruas do bairro, mais uma vez. A concentração ocorre no final da tarde na praça do bairro. “Só tenho mais a agradecer a Deus e a nosso pai, por ter deixado essa tradição aqui. Não vamos deixar parar. Agradeço aos amigos. Ao Lula do PT (Antônio Herculano), que está à frente organizando tudo e muitos outros amigos que gostam de manter essa tradição”, acrescentou Kleyton.

Nos últimos anos o bloco saia arrastando os foliões bastante animados, com a banda municipal, mas este ano vai ser diferente. “Vamos sair com paredão de som. Não é como a gente sempre fez, mas foi o que conseguimos. Mas, mesmo assim, vamos manter a tradição deixada pelo Antônio da Cobra”, ressaltou Antônio Herculano, o Lula do PT, como é conhecido o folião, fazendo um apelo para que as pessoas ajudem doando qualquer valor através da chave pix para pagar os custeios do bloco.

O bloco também vai sair no próximo sábado, 18. “Com muitas dificuldades conseguimos alguns abadás. Estamos disponibilizando uma chave pix para quem quiser ajudar na confecção de mais abadás e ajudar nas despesas do evento. Empresários, amigos. É um evento que é feito na raça, sem nenhuma fonte de renda, só através de ajuda. Uma tradição na nossa cidade, começada pelo Antônio da Cobra, que é realizada por nós amigos e familiares. Mas, com toda dificuldade, vamos colocar o bloco na rua”, ressaltou Herculano, afirmando que o bloco vai ter uma programação para os 4 dias de carnaval.

A intenção é manter a tradição viva em memória do carnavalesco Antônio da Cobra. Dentro da programação o tradicional desfile do bloco pelas ruas da cidade. Quem quiser ajudar pode fazer doação através da chave pix: iransouza9696@gmail.com

Carnaval da Saudade

Os carnavalescos de Iguatu e do Centro-Sul já se preparam para o 5º Baile de Carnaval da Saudade, hoje, 11 de fevereiro, a partir das 23h no CRI-Clube Recreativo Iguatuense.

O evento, que é uma iniciativa da ACAI-Associação dos Conterrâneos e Amigos de Iguatu, em parceria com o CRI e outras instituições e entidades socioculturais da cidade, objetiva resgatar a memória viva dos grandes e tradicionais bailes carnavalescos de Iguatu, uma festa sempre organizada pelas famílias iguatuenses.

Nesta edição, do Carnaval da Saudade a animação será da orquestra Frevuna, da Paraíba, sob o comando do maestro Blínio. Os ritmos carnavalescos tocados por uma orquestra e com a participação de um maestro também são uma tradição que vem sendo resgatada pela direção e organização dos bailes de Carnaval no CRI.

Também na edição do Carnaval da Saudade será prestada homenagem ao Rei Momo Ubiracyauri Lopes Lemos, Bibi Lemos, (saudosa memória), que faleceu vítima de Covid-19 em janeiro do ano passado.

Para dar continuidade à tradição do Carnaval da Saudade, um novo Rei Momo já foi eleito: o professor Nonato Mendonça, profissional da área de danças rítmicas, habituado a trabalhar com a dança para iniciantes como atividade física saudável em academias ao ar livre.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *