O feriadão de Carnaval vai alterar o funcionamento de lojas, bancos e repartições públicas em Iguatu. As lojas de rua, por exemplo, terão sua abertura facultada, mas caso se confirma o que ocorreu nos últimos anos a sua maioria não deve abrir na segunda-feira, 20, e terça-feira, 21.
Já para as repartições públicas conforme decreto assinado pelo prefeito Ronald Bezerra (Republicanos), considerando as festividades tradicionais, foi decretado ponto facultativo nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro de 2023 em todos os órgãos e entidades da administração pública direta e indireta do município de Iguatu.
O decreto informa ainda que serão normalmente assegurados o funcionamento dos serviços logísticos essenciais, o atendimento médico-hospitalar de urgência e emergência, os serviços de água e esgoto, guarda municipal, trânsito e limpeza pública.
Correios e bancos
O atendimento dos Correios hoje, sábado, 18, no que se refere aos serviços de entregas será realizado normalmente. Na segunda e terça-feira, 20 e 21, não haverá atendimento. O atendimento e as entregas serão retomados na quarta-feira, 22, sendo que as agências abrirão a partir das 12h.
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que não haverá atendimento nas agências bancárias durante o feriado de carnaval, nos dias 20 (segunda-feira) e 21 (terça-feira). A decisão segue uma resolução do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de carnaval.
Feriado?
Com ou sem as restrições causadas pela pandemia de Covid-19, a dúvida sobre os dias em que o País comemora o Carnaval serem ou não feriados persistem. Há quem diga que os quatro dias são feriados. Outros, afirmam que seriam segunda e terça-feira. Até a quarta-feira de Cinzas seria feriado até o meio-dia, outros creem. Mas o fato é que Carnaval não é feriado nacional. E nem há nenhuma norma estabelecendo que seja ponto facultativo no Brasil. Entretanto, os municípios têm autonomia para decretar quatro feriados religiosos no ano, incluindo Sexta-Feira da Paixão. Neste caso, o período momino constaria como um feriado religioso.
0 comentários