Descendentes do casal Juvenal e Arlinda Nogueira visitam Casa Lar da APAE

25/02/2023

Muita emoção e recordações marcaram o encontro que aconteceu na manhã da segunda-feira, 20, na sede da Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira, espaço esse repassado para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Iguatu. O carinho, o amor e o respeito que Juvenal tinha pela esposa Arlinda foram repassados para os filhos, netos, contagiando também agregados e as novas gerações da família Alves Nogueira.

O alpendre da antiga residência, no bairro Bugi, voltou a reunir familiares, cerca de 30 descendentes do casal participaram do encontro, vindos de Brasília (Distrito Federal), Natal (Rio Grande do Norte), Fortaleza e Iguatu, que contou também com convidados, amigos, alunos e integrantes da APAE. As conversas e muitas histórias foram regadas com um gostoso café, como antigamente. Cada cantinho da casa também foi visitado. “Eu nunca vi na minha vida meu avô ser grosseiro, nem com netos, nem com esposa, com ninguém. Era uma pessoa maravilhosa. Tinha muito carinho e delicadeza com nossa avó e com os netos. Não existia uma pessoa dessas, só Juvenal”, contou a neta Noélia Nogueira, relembrando outras histórias do casal.

Os visitantes também conheceram os novos espaços que a casa recebeu, área com piscinas, a quadra poliesportiva, que recebeu o nome de Zenalda Alves Nogueira, filha do casal, e logo mais o local vai receber dormitórios para os alunos internos idosos que a casa vai passar a receber. Ações e avanços são graças às parcerias, que ajudam a manter a instituição social, que há 24 anos atende pessoas com deficiências intelectual e múltiplas. Essa é uma das missões da APAE que envolve a vida de muitas pessoas e suas famílias, atualmente são cerca de 300 famílias assistidas. “Só temos a agradecer à família Nogueira, pessoas com coração grandioso em fazer esse gesto tão bonito. A APAE mudou muito a vida dela, da minha irmã, da nossa família”, ponderou Lindomar Alves de Góis, irmão de uma aluna da APAE.

Conjunção de coisas boas

Além de repassar a casa em comodato para a APAE, muitos membros da família Alves Nogueira ajudam mensalmente com doações. “Cada um ajuda com o que pode, assim como eu e outras pessoas continuam doando algum valor. É importante também que outras pessoas ajudem no desenvolvimento e crescimento da APAE”, afirmou Normélia Nogueira, neta do casal. “Quando a gente soube desse projeto em destinação desse espaço para a APAE, e principalmente da preservação da história de Juvenal e Arlinda, foi uma conjunção de coisas boas. A ideia da família é fazer perdurar os nomes do casal. Essa conjunção não vai só da continuidade ao nome de Juvenal e Arlinda, mas esse trabalho bonito que é desenvolvido pela APAE. O amor, a dedicação que vocês fazem. Acho importante fazer essa ligação. A preservação da história de Arlinda e Juvenal para que a APAE possa expandir aqui em Iguatu para atender cada vez mais pessoas”, acrescentou Gorete, como se denominou agregada à família Alves Nogueira, por ser casada com José Arliton Nogueira, que veio de Brasília.

 

Sonhos alcançados

A APAE de Iguatu conta com dois espaços para atender todos os estudantes, sendo que a casa lar é voltada especialmente para pessoas idosas assistidas pela instituição. “São duas casas muito grandes. A sede da escola, no Centro, e a Casa Juvenal e Arlinda Nogueira. É um desafio do tamanho do mundo. Apesar de toda dificuldade, a gente nunca ficou desamparado. Surgem as eventualidades, tem as dificuldades porque realmente os recursos não dão para cobrir todas as despesas. A gente não recebe recursos de nenhuma instituição. Conseguimos manter através das ações pontuais e vamos juntando e assim vamos seguindo. A APAE é isso: um sonho coletivo que envolve a vida de muitas pessoas, formada por grandes parceiros e sociedade iguatuense que sempre nos abraçam”, destacou Iêda Couras, diretora da instituição.

“Aqui renovo minhas energias. Foi um presente que recebi de Deus conhecer a APAE e também vir para cá para a Casa Lar, onde a gente ajuda com carinho. Aqui tudo acontece. Todos os sonhos, que a gente sonha, são alcançados. Quando puderem vir aqui, estamos sempre de portas abertas, ” completou Terezinha Alencar, coordenadora da Casa Lar.

Dia histórico

“É um dia que vai marcar, dia muito especial para a família Alves Nogueira. Uma oportunidade de reunir tanta gente da família. Um dia de muita emoção, porque muitos não tiveram a oportunidade de conhecer esse casal Juvenal e Arlinda, só de ouvir falar. Nós tivemos a oportunidade de conviver com eles aqui nesse alpendre por muitos anos. Os que não conviviam com eles aqui, era obrigação vir durante as férias. Não deixavam de vir passar as férias aqui. Temos uma história muito bonita nessa casa. Muito bonita mesmo. Hoje a gente sentiu essa emoção de família, de unidade”, contou o neto do casal, Mauro Nogueira, ressaltando uma breve história de a família repassar a casa da família para a APAE. “A ideia que nós tivemos, digo a família da doação dessa casa, foi a coisa mais acertada que Deus fez. A gente já estava buscando uma preservação da história do casal, quando surgiu uma conversa com a direção da APAE que buscava justamente um espaço como esse. Depois de conversar com a família, foi a coisa mais acertada que Deus nos indicou a gente ter passado isso aqui para a Apae. Vocês não sabem a emoção que a gente sente quando chega aqui. Que é abraçado por eles. A gente se sente feliz. Acho que foi a inspiração de Juvenal e Arlinda pra gente chegar a esse ponto”, contou, repassando as condições solicitadas, apenas duas: “Concordamos para fazer, que é não mexer na estrutura da casa e colocar o nome que foi adotado: Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira”, ressaltou Mauro. “É uma alegria imensa a gente estar aqui. Um dia histórico para a família Alves Nogueira, estando aqui na Casa Lar Juvenal e Arlinda Nogueira”.

Em nome da APAE, Ivanilda Gurgel, uma das fundadoras da instituição, agradeceu as ações da família em benefício das pessoas que são assistidas. “Só temos a agradecer. Que Deus os conceda uma recompensa grandiosa, muita saúde, muitas graças para todos vocês”, disse Ivanilza.

 

MAIS Notícias
Meninos gêmeos voltam a pedir nos semáforos da Perimetral
Meninos gêmeos voltam a pedir nos semáforos da Perimetral

Dois meninos, irmãos gêmeos, voltam a fazer ponto nos semáforos da Av. Perimetral pedindo dinheiro para os motoristas que transitam por ali. Os dois garotos foram vistos na manhã do domingo, 15, abordando quem parava no semáforo da Av. dos Quixelôs com Perimetral para...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *