A primeira noite de festa e devoção a São José foi realizada na comunidade de Baú, zona rural de Iguatu, na quarta-feira, 1º, e prossegue durante todo este mês. Neste ano são comemorados 127 anos da tradicional e mais antiga festa dedicada ao santo nesta cidade. A missa que reúne centenas de pessoas, e acontece tradicionalmente dia 19 de março, data dedicada ao santo, acontece no sábado, 18. No Baú, São José é celebrado por todo o mês de março, mantida ainda a tradição iniciada pelo patriarca José Alves de Oliveira, que ergueu a capela que mantém as mesmas características.
Na comunidade também os moradores aproveitam a devoção ao santo popular para agradecer um bom inverno. Os devotos rezam e cantam com louvor e alimentam a fé no santo padroeiro a cada ano. O morador Francisco Onildo de Souza, 69, desde criança participa do festejo. “É uma tradição de muitos anos. A gente não pode deixar de vir. A missa é um momento importante. Começou na sombra do pé de ficus benjamim, agora tem um grande galpão. Isso mostra não só a força da comunidade, mas a família, tendo à frente hoje o Dr. Mauro. Dona Zenalda se foi, mas eles ficaram aqui, dão incentivo pra nós não desistir. A gente não pode esquecer. Era uma batalhadora pela presença de todos nas novenas e missas. Ela não deixava de participar de todas as noites. E também cobrava a presença de todo mundo”, declarou.
A dona de casa Geilza Gonçalves, moradora da comunidade, acompanha o avô Geraldo Gonçalves, 87, e outros familiares que participam juntos do novenário dedicado a São José. “Só foi mais difícil no tempo da pandemia quando fechou tudo. A comunidade ficou triste. A gente sente muita falta dos moradores antigos que ensinaram a gente a participar das novenas, dona Zenalda, Elizaldo, pessoas que marcaram essa festa. Eles fazem muita forma”, relembrou.
Devoção e tradição
Muitos aproveitam o tempo de festa para pagar promessas, assim como o patriarca da localidade, que mandou construir a capela dedicada ao santo por uma graça alcançada. “Essa história já é bem conhecida. Começou com nosso bisavô, que naquele tempo alcançou essa graça por intercessão de São José, quando a esposa dele estava grávida com uma gestação bem difícil. Ele pediu que escapassem os dois, mãe e filho. E o resultado é essa devoção mantida pela família e abraçada pela comunidade”, contou o médico veterinário Mauro Nogueira, devoto de São José.
Em todo esse tempo, a devoção e a tradição familiar marcam os festejos. Os descendentes continuam a tradição de que os homens ocupam as primeiras fileiras e cantam os hinos, enquanto as mulheres respondem em benditos. A crença em São José é reforçada, porque o homem do campo acredita na intercessão do santo e reza também pedindo por um bom inverno. Este ano a tradicional missa dedicada a São José acontece no sábado dia 18. A solenidade coincide com o quarto Domingo da Quaresma, que possui precedência sobre todas as festas e solenidades. Então, será antecipada, para o sábado às 10 da manhã. Domingo, 19, é feriado no Ceará, dia dedicado ao padroeiro.
Programação da Catedral
São José é padroeiro da Diocese, e a Catedral de Iguatu é dedicada ao santo. Hoje, sábado, 4, antecipando a festa, acontece o tradicional jantar de anúncio do novenário. O evento acontece no ginásio do Sesc, às 19h. Vai ter música ao vivo com Liedson. O preço do exibível é R$ 15,00 com cobrança diferenciada para crianças de acordo com a faixa etária de 5 a 12 anos, que pagam apenas R$ 10,00.
0 comentários