Empoderar jovens meninas através da educação. É essa a proposta do Rotary Club de Iguatu Planalto, agora fortalecida com a parceria firmada com o curso Oficina de Redação do Professor José Roberto Duarte. A proposta é estimular alunas do ensino médio a melhorar o desempenho nas matérias de Português e Redação, ampliando o processo de leitura, compreensão e produção de textos.
A iniciativa faz parte das ações do Rotary Internacional executadas nas escolas estaduais de ensino médio Adauto Bezerra e Filgueiras Lima.
Na prática, o projeto vai conceder às alunas do 1º ao 3º ano do ensino médio bolsas integrais com duração anual. “Nosso objetivo é levar conhecimento voltado às mulheres, envolvendo também a saúde feminina. Alinhado a isso, queremos dar nossa contribuição com a diminuição da evasão escolar devido à gravidez na adolescência. Vamos realizar palestras educacionais sobre prevenção da gravidez na adolescência. Para isso vamos ter o apoio de uma companheira do clube, a médica Tereza Araripe que tem vasta experiência em ginecologia”, disse Cleivania Carvalho, membro e coordenadora do projeto.
Parceria
A Oficina de Redação tem à frente o professor José Roberto Duarte. “O curso é específico para ENEM, URCA, UECE e concursos. Trabalhamos com ênfase no aprendizado a partir do zero, produção textual a cada semana, correção individual e detalhada, além de revisão e reforço gramatical. Usamos material com temas inéditos e auxiliamos os alunos na aquisição de senso crítico e orientação vocacional. A turma é única com vagas limitadas (apenas 30 alunos). O Rotary Planalto nos procurou e de pronto fizemos a parceria. A iniciativa do clube rotário é louvável, uma vez que oportuniza a jovens carentes a possibilidade de ter uma preparação mais eficiente para concorrer a vagas no ensino superior”.
O projeto teve início em agosto de 2022 e contemplou no semestre passado duas alunas. Já neste ano foram contempladas três alunas que já iniciaram suas atividades. O custo desse projeto será subsidiado pelo Rotary Planalto em parceria com outras empresas que se interessarem em contribuir com a iniciativa. A cada duas alunas matriculadas, a Oficina de Redação custeia uma terceira aluna.
“Demos essa ênfase na área educacional. Com a parceria com o professor Roberto teremos uma ferramenta fundamental para o aperfeiçoamento destas técnicas. Sabe-se que o exame nacional do ensino Médio (ENEM) tem a prova de redação como o divisor de águas para o sucesso do nosso aluno. Acredito que com a qualidade e o aprimoramento destas técnicas conseguiremos aprovações destas meninas nas graduações tão sonhadas e que serão o futuro do nosso mercado de trabalho”, disse Raphael Meneses, presidente do Rotary Club Iguatu Planalto.
0 comentários