Vereadores definem formação de comissões na Câmara

18/03/2023

Na sessão ordinária realizada na última terça-feira, 14, na Câmara de Vereadores de Iguatu (CMI), foram definidos os membros de cinco comissões permanentes da casa. A escolha se deu por meio das representações das siglas partidárias que compõem o legislativo neste ano. A base do governo municipal e a de oposição emplacaram vereadores em todos os colegiados.

Duas comissões já haviam sido formadas. Considerada a mais importante da casa, a comissão de Constituição e Justiça (CCJ), responsável por declarar a inconstitucionalidade do projeto ou mandá-lo para votação em plenário, assim como as demais, já estava formada desde janeiro quando foi necessária a deliberação da reforma administrativa do executivo. Os vereadores Pedro Lavor (PSD) (presidente), Diego Felipe (Republicanos) e Rubenildo Cadeira (Republicanos) (membros), formam a comissão.

Conforme o presidente da casa, Marconi Filho (PDT), a deliberação da mesa fica no direcionamento dos nomes. Cada colegiado terá a independência na escolha dos cargos de presidentes e relatores. “A orientação da mesa é que os parlamentares atuem dentro das comissões. Elas têm que mostrar serviço. Vamos elaborar o calendário das reuniões de cada colegiado e relatórios mensais do que foi trabalhado”, afirmou.

Comissões

A comissão de Orçamento, Finanças e Fiscalização também foi formada em janeiro e por Sávio Sobreira (PDT) (Presidente), João Torres (PP) (Relator) e Marciano Macedo (SD) (Membro).

Outras quatro comissões foram formadas, e ainda vão decidir internamente os cargos internos. O colegiado de Educação, Cultura, Desporto, Saúde e Previdência Social tem João Lázaro (SD), Pedro Lavor (PDT) e Marciano Macedo (SD).

A comissão de Assistência Social, Direitos Humanos, Defesa do Consumidor e Desenvolvimento Econômico é ocupada por Rafael Gadelha (PSD), Eliane Braz (PSD) e Louro da Barra (SD). Já os vereadores Diego Felipe, (Republicanos) Zilfran Ferreira (PSD) e Pedro Uchoa (PSB) comandam a comissão de Transporte, Infraestrutura, Desenvolvimento Agropecuário, Meio Ambiente e Turismo.

A comissão de Conselho de Ética foi formada com três titulares: Alysson Barreto (PSD), Pedro Lavor (PSD) e Pedro Uchoa (PSB). Os suplentes Sávio Sobreira (PDT) e Rafael Gadelha (PSD) completam.

Os vereadores Marciano Almeida (PSD) e Lindovan Oliveira (PSB) ainda não compõem nenhuma comissão.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *