Projeto Arte Criança recebe visita técnica da Secult

18/03/2023

Para os integrantes do Projeto Arte Criança – PAC, a presença de técnicos da Secretaria de Cultura do Ceará – Secult, na quarta-feira, 15, foi considerada como muito importante para a instituição, que é um Ponto de Cultura em Iguatu. A visita faz parte do cronograma do Programa Circula Ceará desenvolvido pela pasta, que tem uma vasta programação envolvendo várias atividades entre essas: formações, debates, visitas aos pontos de culturas, a agentes e gestores culturais nas macrorregiões cearenses. Nessa etapa, o programa desenvolve atividades em municípios da Região Centro-Sul.

“Vemos com uma grande oportunidade no que se refere a essa proximidade, no exercício de escuta por parte da Secult, saber das demandas, a agenda de atividades e fortalecer o diálogo cultural. Recebemos em nossa sede Sueli Portela e Caio Cysne, que que mantêm um diálogo próximo com o PAC, no que se refere à necessidade de tirar dúvidas, fornecer informações culturais sobre o ponto entre outras ações. O último edital que o PAC efetivou advindo de recursos da Secult, Sueli Portela foi a técnica que acompanhou a aplicabilidade e prestação de contas do projeto. Muito bom recebê-los em nossa casa”, declarou Lucinha Morais, presidente do PAC.

Aproveitando a oportunidade, foram realizadas apresentações com a participação das atrizes Betânia Lopes e a pequena Cecília Martins, além da contação de história com Lúcia Morais em celebração ao mês de março. Estudantes das escolas Maria Pacífico Guedes e João Paulino assistiram às apresentações. Hoje, sábado, 18, acontece palestra sobre o tema: ‘Interseccionalidades’ no auditório da Crede 16, no bairro Planalto, voltado para um grupo de mulheres.

Interseccionalidades

O Projeto Arte Criança, em suas atividades, reforça a formação de parcerias com instituições e coletivos que atuam na macrorregião Centro-Sul – Vale do Salgado, e consolida sua atuação em rede, conforme ressaltou a diretoria da instituição. “Muitas dessas ações foram desenvolvidas nos últimos anos com a parceria do Coletivo Reticências Social que atua nas cidades de Iguatu, Quixelô e Jucás, promovendo ações que potencializam debates acerca das injustiças sociais, desigualdade de gênero, racismo estrutural e interseccionalidades, promovendo intervenções efetivas nessas comunidades. Neste caminhar de luta cultural e resistência às diversidades, obstáculos e limitações a instituição temos incorporado nessa batalha outras ações e somado forças para vencer as disparidades socioeconômicas que enfrentamos”, disse Francilene Pereira.

Três décadas

Ano passado, o Projeto Arte Criança completou 30 anos de existência e efetiva atuação na região. Já em 2020 recebeu a certificação de Ponto de Cultura pela Secult. “O projeto ter sido transformado em um Ponto de Cultura, a gente vê como uma rede que é tecida em uma comunidade cultural. Nossa presidente Lúcia Morais compõe a Comissão Estadual Cultura Viva, um colegiado autônomo, de caráter representativo de Pontos e Pontões de Cultura no Ceará, assim instituído e integrado por representantes eleitos no Fórum Estadual Cultura Viva. A comissão em vigência foi eleita em julho de 2022”, complementou Nara Alcemo, agradecendo em nome de toda direção a importante presença da equipe técnica da Secult.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *