Quem mora ou percorre a zona rural iguatuense, pode já ter se deparado com um pássaro imóvel na ponta de uma cerca, mimetizando ser parte de um galho ou apenas empoleirado em uma árvore camuflando-se como parte dela.
O Urutau ou Mãe-da-lua (Nyctibius griséus) é uma ave tida por boa parte da população como fantasma. Protagonista de várias lendas Brasil afora, o pobre pássaro tem sua presença no folclore brasileiro como agourento, que traz má sorte ou até um mensageiro de presságio ruim. A Mãe-da-lua já teve seu canto confundido por muitos como sendo o do próprio Curupira (figura mitológica do folclore brasileiro). (Wikiaves)
O nome Urutau vem do Tupi e significa ave-fantasma. Essa extraordinária espécie possui um elemento único entre aves, mais conhecido como “olho mágico” suas pálpebras superiores possuem certas saliências comumente chamadas de “orelhas de penas”, nada mais são que uma elevação feito fenda que permite a ave observar tudo ao seu redor, totalmente imóvel e com os olhos fechados, chegando a ficar dias na mesma posição, levando chuva ou sol forte sem sentir incômodo e saindo apenas na noite para caçar em pleno voo sua dieta preferida, que são insetos, grandes mariposas e besouros. (Sick/Wikiaves)
O medo ou a fantasia dos nossos antepassados podem prejudicar a vida dessas e outras aves, o imaginário humano desde a época das cavernas vem deturpando a real condição da natureza e muitas vezes a coloca como vilã, o Urutau evolui lindamente com condições incríveis de camuflagem e visão, não podemos espantá-lo ou maltratá-lo por crendices ultrapassadas. Ajude um parente ou amigo a entender a condição especial dos pássaros, são eles que controlam besouros e insetos na natureza e tem sua função no equilíbrio do meio ambiente.
Façamos como a Mãe-da-lua, observemos serenamente a natureza ao nosso redor e vejamos seus níveis de cortisol (estresse) cair, lembrando que o conhecimento desperta a vontade de muitos prazeres, conhecer é preservar e ajudar todos ao seu redor.
Referências: – Wikiaves – Disponivel em:
https://www.wikiaves.com.br/wiki/urutau Acesso em 30 de março de 2023.
– SICK, Helmut
Ornitologia brasileira
Editora: Editora Nova Fronteira Ano: 2001
0 comentários