Devido às fortes chuvas registradas na Região do Sertão Central cearense, no início desta semana, mais precisamente nos municípios de Milhã (130mm) e Senador Pompeu (109mm), o bispo da diocese de Iguatu, dom Geraldo Freire, visitou famílias desalojadas e locais mais afetados pelas enchentes nos dois municípios, nas sedes e na zona rural.
O bispo esteve na região na manhã da quarta-feira, 29, acompanhado dos padres André Alexandre (Milhã), Gilberlândio Alves (Senador Pompeu), pelo coordenador de pastoral Padre Emanuel, a coordenadora da Cáritas Diocesana, Mara Crislanne, e o seminarista Leandro. A comitiva contou também com as presenças dos prefeitos de ambos os municípios, Alan Macedo, e a primeira dama Jamine Borges, de Milhã, e Maurício Pinheiro, de Senador Pompeu, além de secretários municipais, vereadores, representantes de entidades, clubes de serviços, de Organizações Não Governamentais e da Defesa Civil.
O religioso destacou a ação dos gestores, autoridades responsáveis, empresários e populares que desde as primeiras horas dos acontecimentos auxiliaram na remoção das pessoas, acolhimento das crianças, idosos e fornecimento de alimentação e alojamentos para quem precisasse. Por conta dessa tragédia, houve uma mobilização em todo o território da diocese para arrecadar donativos, roupas, colchões, materiais de higiene e limpeza, além de água potável e recursos financeiros. O bispo mostrou preocupação com a situação vivida pelas pessoas em situação de risco, prestou solidariedade com palavras de conforto e acolhimento às famílias e vítimas das enchentes e falou das ações que estão sendo desenvolvidas.
Solidariedade
Dom Geraldo também se encontrou com a coordenadora geral da ONG Ser Tão Solidário, Tayanne Feitosa. A organização social tem prestado assistência às famílias afetadas. Em menos de 72 horas, já foram arrecadados cerca de R$ 100 mil em doações financeiras. Recursos que estão sendo utilizados para ajudar as famílias.
Dom Geraldo abençoou as famílias que enfrentam momentos difíceis e as cidades que agora estão se reerguendo. “A gente fica feliz com a solidariedade, o apoio de todos os diocesanos num momento como esse onde não se pode esperar, diante dessa necessidade urgente. Onde cada um vê como pode ajudar, servir. Todos nós estamos solidários com essas famílias. A gente pede a Deus, força, coragem para não desanimar. Agradecendo a Deus o fortalecimento que todos nós temos o dever de socorrer aqueles que mais necessitam”, disse agradecendo, todos as doações, mas pede que as pessoas continuem ajudando, pois ainda há muitas necessidades a serem atendidas.
Mais de 500 famílias desabrigadas
Em Senador Pompeu foram contabilizadas, pelo menos, 18 famílias desabrigadas. Já no município de Milhã, são 500 famílias desabrigadas, cerca de 2 mil pessoas impactadas pela chuva.
As famílias atingidas diretamente pelas fortes chuvas que ocasionaram transbordamentos e rompimentos de açudes as cidades foram também afetadas economicamente. Milhã foi afetada também na cadeia leiteira. Em Senador Pompeu, uma das regiões mais atingidas foi o Distrito de Codiá, com registro de cerca de 400 milímetros de chuva, deixando áreas rurais isoladas, além de grandes perdas agrícolas e pecuária.
Diante desses acontecimentos, ainda na tarde da segunda-feira, 27, o governador Elmano de Freitas visitou os dois municípios. “Estou visitando para conhecer de perto essa realidade. São muitas tarefas, mas agora é hora de muito trabalho e é para isso mesmo que estamos nos cargos que nós estamos. Para quando o povo precisar, nós estaremos juntos”, destacou o chefe do executivo cearense.
0 comentários