Com as chuvas é comum o crescimento da vegetação em canteiros, vias e terrenos, de certa forma prejudicando o acesso às vias, estradas além da proliferação de insetos. Diante dessa situação e reclamações de muitos moradores, tem sido visto em vários pontos da cidade a presença de trabalhadores do setor de capina, com o auxílio de equipes do Programa Patrulha Mecanizada.
Os trabalhos são realizados a partir de um cronograma de serviços que leva em consideração as demandas e necessidades dos bairros, segundo a pasta do setor agrícola. O serviço é feito com equipes distribuídas em todas as regiões para intensificar as ações de limpeza principalmente nesse período de chuvas, quando há necessidade de limpeza e roço de áreas urbanas e rurais. O programa conta com dez tratores equipados com implementos que atuam diretamente nas frentes de serviços, realizado em parceria com a Secretaria de Infraestrutura.
São dez tratores, sendo que três estão em manutenção programada. O maquinário é distribuído com dois tratores que atuam no roço e oito deles no preparo de terras. “A prefeitura dispõe de uma frota mecanizada equipada com tratores e implementos. São desenvolvidos durante o ano, mas especificamente no primeiro quadrimestre do ano o programa Preparo de Terras, quando são realizadas aragem e gradeação das áreas produtivas de plantio de sequeiro. Esse projeto se estende na segunda etapa para o restante do ano em parceria com os produtores, associações comunitárias fazendo o preparo de terras”, explicou Venâncio Vieira, secretário do Desenvolvimento Agrário.
Meu Bairro Feliz
Além desse programa a pasta desenvolve também em parceria com a Secretaria de Infraestrutura o projeto Meu Bairro Feliz, que é um projeto de limpeza da cidade, “Quando utilizamos tratores com roçadeiras articuladas e central realizando roço nas áreas urbanas. Nessa época chuvosa o crescimento de vegetação é intenso. Esses equipamentos ajudam na limpeza urbana do nosso município, mas também as estradas vicinais, estamos realizando também esse trabalho”, contou Venâncio, afirmando ainda que a expectativa desse programa já seja concluído neste mês de março o atendimento do preparo de terra em torno de 500 famílias, com cerca de 1 mil horas de serviços. “A expectativa nossa é atender todos os produtores que nos procuraram agora nessa primeira etapa, além de continuar o trabalho em parceria com a Infraestrutura na limpeza pública de nossa cidade”, ponderou.
Em caso de necessidade de ação do programa, as pessoas podem procurar diretamente as secretarias de Infraestrutura e Desenvolvimento Agrário.
Manter a limpeza da cidade é um fator fundamental para a preservação da saúde pública, da qualidade de vida e do meio ambiente. A limpeza urbana conta com a retirada de entulho e lixo de espaços públicos.
0 comentários