Deputados retomam trabalhos e presidente José Sarto cobra defesa das instituições

03/08/2019

Rogério Gomes
Correspondente em Fortaleza

As atividades legislativas do segundo semestre foram retomadas na quinta-feira, dia 1° de agosto, pelos deputados estaduais, após o recesso parlamentar de julho. No primeiro dia de atividades na Assembleia foram lidos em plenário 10 projetos que já começam a tramitar.

A tramitação da Lei Orçamentária Anual, a LOA, o aniversário de 30 anos da Constituinte Estadual, a reforma do Regimento Interno e ações na área cultural devem ser as prioridades para entrar em pauta na Assembleia Legislativa do Ceará neste segundo semestre. Após o recesso parlamentar de julho, os trabalhos foram retomados pelos deputados estaduais, que aproveitaram o período para visitar as bases eleitorais no interior do Estado. “É importante aproveitar o momento para ouvir as demandas da população do interior para que possamos reverter em projetos para o Legislativo”, observou Queiroz Filho, deputado estadual/PDT.

Até o fim do ano, a Assembleia Legislativa votará a LOA, texto que determina o orçamento do Estado do Ceará para o ano seguinte. Também deve avançar neste semestre a reforma do Regimento Interno da Assembleia, que não passa por atualização há 29 anos. “Outra novidade será a realização do Festival de Música, pelo Legislativo Estadual, que ocorrerá no fim do ano”, ponderou José Sarto, presidente da Assembleia Legislativa do Ceará.

Para a oposição na Casa, hora também de colocar em pauta na Assembleia problemas relevantes que atingem o Estado. O deputado estadual Heitor Férrer cita, como exemplo, o aumento na demanda da busca por atendimento na rede pública de saúde. “Basta observar a quantidade de pessoas que estão abandonando os planos médicos privados, porque não podem pagar, e migrando para o Sistema Único de Saúde”, afirmou Heitor Férrer, deputado estadual/Solidariedade.

A relação dos governos nordestinos com o presidente Jair Bolsonaro também é motivo de preocupação entre os deputados estaduais cearenses. O Parlanordeste, que é a união dos presidentes das Assembleias Legislativas dos estados nordestinos, também sai em defesa da região.

Na busca por recursos federais e mais desenvolvimento econômico para o Ceará, o presidente da Assembleia, José Sarto, defende que a relação com o Governo Federal passa pelo respeito às instituições, à democracia e da liberdade.

Com a aproximação do Parlanordeste, que tem encontro marcado para 9 de agosto em Sergipe, Sarto destacou a intenção de discutir o Brasil que queremos e o Nordeste que queremos inserir no Brasil. “Nós somos todos ‘Paraíba’. ‘Paraíba’ com muito orgulho. O ‘Paraíba’ é quem sustenta a riqueza do Sul e Sudeste. O ‘Paraíba’ é quem vai pra construção, é quem pega toda a sorte de infortúnios. E, se perceber, a maioria das inteligências brasileiras são ‘Paraíbas’. A tese de nós, nordestinos, ‘Paraíbas’, é que nós somos brasileiros acima de tudo”, reforçou.

MAIS Notícias
Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *