Há 11 anos é entregue o Troféu Roberto Costa a personalidades de Iguatu e do Estado. O Rotary Club de Iguatu divulgou as personalidades que serão homenageadas na abertura da 56ª EXPOIGUATU, marcada para o dia 05 de setembro. Seguindo a tradição, foram escolhidos três nomes dentre eles um ex ou atual rotariano, outros dois nomes foram deliberados através de votação nominal. O plenário optou por homenagear o professor Dijauma Honório, o secretário de governo Nelson Martins e como rotariano Mário Rodrigues.
Presidente 2019/2020 do Rotary, Fernando Araújo ressaltou a importância da comenda. “É um dos prêmios mais tradicionais da cidade. E hoje fizemos justiça com três personalidades de nossa cidade, Mário pela sua contribuição longeva ao club no período em que foi presidente e nos dias de hoje. Dijauma Honório pelo apoio que sempre deu à exposição, e Nelson Martins pelo incentivo que deu enquanto secretário no fortalecimento da exposição agropecuária da cidade e articulação política na conquista de incentivos junto ao estado”, disse.
Perfis
Dijauma Honório Nogueira, 56, é diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE campus Iguatu desde o ano de 2013. Possui graduação em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, cursou mestrado e doutorado em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba. Atualmente, é pesquisador na área de fruteiras nativas e pós colheita de frutas e hortaliças. Durante sua carreira profissional, foi coordenador dos cursos técnicos do IFCE, presidente da Associação – ASSEIF e do Sindicato dos Servidores – SINASEFE, atuou também como diretor de ensino e da assistência estudantil do IFCE Campus Iguatu. Professor Dijauma foi um dos fundadores do ensino de 2º grau na escola Marta Maria Sobreira – Alencar, durante a gestão do prefeito Hildernando Bezerra. Lecionou nos colégios Ruy Barbosa, São José, Educandário Padre Januário Campos e Gonzaga Mota, em Quixelô. Cooperou como pesquisador parceiro da EMPRAPA e participou de projetos sociais desenvolvidos pela EMATERCE e SENAR. Dijauma é membro do Lions Club de Iguatu e do CONSUP – Conselho Superior do IFCE.
Nelson Martins, 60, nasceu em Hidrolândia, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará, bancário concursado do Banco do Brasil e filiado ao Partido dos Trabalhadores do Ceará. Foi eleito presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, por dois mandatos consecutivos. Por seis anos foi vereador de Fortaleza e eleito deputado estadual por três vezes. Como deputado, foi líder do governo na Assembleia Legislativa do Ceará, intermediando reivindicações dos servidores públicos e trabalhando para a aprovação de projetos que acarretassem melhorias a população. No segundo mandato do governador Cid Gomes, foi secretário do Desenvolvimento Agrário. No governo de Camilo Santana, atuou como secretário de Estado Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral e de Secretário de Estado das Relações Institucionais. Foi secretário Chefe da Casa Civil do Estado do Ceará de 2017 a 2018.
Francisco Mário Rodrigues, 55, iguatuense, engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 1988, casado com Jane Maria Rodrigues, pai de duas filhas, foi secretário de Agricultura nos governos dos prefeitos Hildernando Bezerra e Roberto Costa, secretário de Administração do então prefeito Marcelo Sobreira, é vereador, atualmente no quinto mandato, sendo o mais votado no ano 2000, e chegou a assumir a presidência do legislativo local no biênio 2016/2017. Nos anos de 1989 a 1990, foi professor na cidade de Quixelô e de maneira voluntária em Iguatu na Escola Técnica do Comércio assim como lecionou no Ruy Barbosa. Há 28 anos no Rotary Club de Iguatu, foi presidente em dois anos rotários 1997/1998 e 2010/2011. Presidente do Parque de Exposições do Rotary por diversas vezes, ainda hoje compõe os quadros associativos da entidade.
Troféu
O troféu Roberto Costa foi criado pelo Rotary Club de Iguatu em 2008, com o objetivo de agraciar personalidades do município e do Estado do Ceará, homens e mulheres com reconhecido trabalho em prol do município, contribuindo para o desenvolvimento, socioeconômico, cultural e administrativo da cidade abrangendo todas as áreas; saúde, educação, agricultura, infraestrutura, comércio e serviços. Diversas personalidades já foram homenageadas com esta comenda que também homenageia um ilustre filho de Iguatu (saudosa memória), Carlos Roberto Costa, rotariano de coração, um homem que muito amava Iguatu e sua gente.
Roberto Costa, que foi presidente do Rotary Club, e do parque de exposições, faleceu num acidente de automóvel em novembro de 1994. O troféu que leva seu nome também objetiva homenagear homens e mulheres de bem, cidadãos honrados de Iguatu, e do Estado, com relevante cooperação em ações de cunho social em prol de famílias carentes, além de indiretamente ajudar a fortalecer a EXPOIGUATU, evento que já faz parte do calendário anual e festivo da cidade, e do Centro-Sul.
0 comentários