Opinião

22/04/2023

Validade de doses de vacinas

O Ministério da Saúde incinerou mais de 39 milhões de doses de vacinas que passaram da validade entre 2019 e 2022. Entre elas, estão mais de 3 milhões de doses da vacina pentavalente, que está em falta em postos de saúde desde 2019 por problemas de abastecimento em todo o mundo. O valor representa quase 10 vezes o orçamento previsto para o combate à tuberculose no país, que é de R$ 13 milhões para este ano. Segundo os dados fornecidos via Lei de Acesso à Informação, foram incinerados 3.884.309 de frascos da vacina pentavalente com uma dose cada. A vacina protege contra tétano, coqueluche, difteria, hepatite B e contra uma bactéria que causa infecções no nariz, na meninge e na garganta. A imunização contra a hepatite B perdeu 5 milhões de doses. Valor total dos itens perdidos supera os R$ 170 milhões. Entre vacinas perdidas estão itens do Calendário Nacional de Vacinação e que hoje estão com problemas de abastecimento. As perdas continuam acontecendo em 2023. Em janeiro, o ministério realizou uma nova incineração, desta vez de cerca de 6 milhões de doses, a maioria contra a Covid-19.

Fatos & Blogs

Vacinação em crianças

Dificultador para a cobertura vacinal de crianças. Nos últimos cinco anos, houve um decréscimo da cobertura vacinal de crianças no país, problema que foi potencializado pela pandemia da Covid-19. Conforme levantamento, seis em cada dez famílias já atrasaram ou deixaram de vacinar seus filhos. Entre os principais fatores que dificultam a imunização infantil adequada está a dificuldade de lembrar as datas corretas (50); falta de tempo diante das demandas da rotina familiar (38%); distância da residência para a unidade de saúde (35%); dificuldade em gerenciar a carteira de vacinação ou terem perdido o documento (25%). Os dados são do levantamento Escola, Uma Aliada da Vacinação Infantil, conduzida pelo Instituto Locomotiva a pedido da farmacêutica Pfizer. A pesquisa ouviu 2.000 mães de crianças e adolescentes de até 15 anos por todo o país. Na maioria dos casos, são as mães que levam as crianças para se vacinarem no Brasil. Falta tempo e suporte para as mães. A pesquisa ainda apontou a desinformação como uma ameaça à proteção das crianças: 68% das mães já se sentiram confusas sobre a imunização dos filhos; apenas 24% consideram elevado o próprio nível de informação sobre vacinas.

Segurança escolar

O deputado Guilherme Sampaio (PT) repercute o pacote de medidas contra ataques às escolas anunciado pelo presidente Lula. De acordo com ele, o governo federal tomou uma medida muito importante para trabalharmos a vida, liberdade, aprendizado e formação dos alunos nas escolas. O anuncio ocorreu durante os trabalhos na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), realizada nesta quarta-feira (19/04). Com a violência nas escolas, estados definem protocolos de combate.

Saúde visual

O deputado Sargento Reginauro (União) durante sessão no legislativo estadual comentou que 78% da população brasileira não tem acesso à assistência de saúde visual. Ele apresenta projeto de lei onde oferta a optometria nos sistemas de saúde pública do estado.

Contas de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, na terça-feira (18), a revisão tarifária da Enel Distribuição Ceará. O reajuste médio é de 3,06%, e passa a valer a partir deste sábado (22). Segundo a Agência, a revisão tarifária da Enel Ceará é realizada a cada quatro anos, com o objetivo de preservar o equilíbrio econômico da concessão, reconhecendo os investimentos realizados pela companhia no período.

Reforma do abrigo

Com início em maio de 2022, a gestão municipal concluiu a reforma do abrigo metálico esta semana, com inauguração em evento prestigiado pela população. Comerciantes e visitantes ressaltam a importância da reforma e os benefícios que trarão. Insatisfação e críticas também foram comentadas nas rodas de conversas.

Mudanças

Com a cassação de prefeitos, cidades no Ceará vivem instabilidade na gestão. Conforme o analista, os motivos vão desde suspeitas de corrupção até “sumiço” de gestores da função. Pelo menos quatro cidades no Ceará passam, atualmente, por instabilidade na gestão, com prefeitos eleitos em 2020 sob o risco de terem o mandato cassado. Desde o último pleito, outros quatro municípios já tiveram trocas no Executivo. Caso recente ocorreu em Pacatuba na gestão Carlomano Marques.

Pesar

Nossa solidariedade à família de Dona Vilma de Castro. “Se cremos que Jesus morreu e ressurgiu, cremos também que Deus trará, mediante Jesus e com ele, aqueles que nele dormiram”. (1 Tessalonicenses 4:14).

 

Silvani Soares é bancário e radialista

MAIS Notícias
Opinião
Opinião

Novo cronograma do (CPNU) O Ministério da Gestão divulgou, na quinta-feira (21), um novo cronograma do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). As novas datas foram definidas após o adiamento da lista de aprovados, ocorrido em meio a um impasse gerado por uma...

Opinião
Opinião

Explosões em Brasília O fato teve repercussão nesta semana, e vídeo mostra momento em que homem detonou explosivos em frente ao STF. O autor do atentado foi candidato a vereador pelo PL em SC. Artefatos foram detonados em um carro no estacionamento do Anexo IV da...

Opinião
Opinião

Segundo dia de provas do Enem Neste domingo dia 10 de novembro, os participantes farão as provas de Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. São 45 questões em cada área do conhecimento. Os portões abrem ao meio-dia e fecham a uma hora da tarde, no...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *