Ação ambiental movimenta bairro Fomento

29/04/2023

Área no bairro Fomento, com mais de 3.200 m², vai receber mais de 40 mudas de árvores nativas, além de urbanização com a construção de um campo de futebol ‘Areninha’ para a prática esportiva e uma Academia de Saúde, conforme é esperado por moradores da localidade em Iguatu. Na manhã desta sexta-feira, 28, o espaço passou por limpeza com maquinários da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, através do programa Patrulha Mecanizada.

“Valeu a pena a luta. Todas as dificuldades que encontramos no caminho. A luta está se concretizando. O espaço que estava prestes a ser ocupado por casas voltou a ser nosso, dos moradores. A gente fica feliz pela Prefeitura estar cumprindo o papel de limpar o terreno e trazer benefícios para o nosso bairro. Fico feliz também pelas crianças que agora terão um espaço para brincar com mais segurança. O pessoal que também faz caminhada na rua vai ter um espaço de forma mais segura sem correr risco de cair, torcer o pé nesse calçamento ou mesmo ser atropelado. Nós ficamos felizes com essas ações, porque aqui no Fomento não tem um espaço de lazer. O único espaço que temos é esse para a área de lazer. Que é nossa”, comentou o analista de sistema Renê Júnior.

Logo cedo, alguns moradores acompanharam o trabalho da máquina que fez a limpeza da área. A ação foi acompanhada pelo ambientalista Alef Feitosa, que também é membro do Centro de Defesa da Vida, projeto social criado em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho. “Betinho, em 93, criou o CDV na tentativa de erradicar a fome no Brasil, trazendo essa campanha para todo mundo. Hoje, depois de 28 anos, nós estamos ainda na luta, na defesa da vida não só para erradicar a fome, mas em outros aspectos. Além da defesa da vida pedindo alimentos para que as pessoas tenham acesso à dignidade, de ter acesso ao alimento. Nós também queremos que as pessoas possam ter acesso às áreas verdes. Nossa Região Centro-Sul tem sofrido vários impactos pela irresponsabilidade do não cuidado dessas áreas que deveriam ser preservadas. E nós apoiamos essas iniciativas porque entendemos que melhora a qualidade de vida das pessoas e passa por vários aspectos e direitos. O ambiente verde proporciona também mais qualidade de vida e garante que as pessoas tenham acesso à dignidade, à vida.”, pontuou Feitosa.

Além da luta pelo direito de uso e urbanização desse espaço verde no Fomento, outras ações já foram realizadas em vários bairros e espaços públicos do município em parceria com as Secretarias do Desenvolvimento Agrário e Infraestrutura. “Nós já fizemos outros plantios de mudas nativas em parceria com a Prefeitura no Lagoa Park, na Cohab, na Vila Centenário, em outros bairros. Aqui no Fomento faremos o plantio de 40 mudas nativas em parceria também com o setor privado. A proposta é que seja construída o mais rápido possível a Areninha, que chegue também uma Academia de Saúde, além de outros equipamentos que beneficiem a comunidade e garantam qualidade de vida”, reafirmou Feitosa.

Direito constitucional

As ações de limpeza, preservação e cuidado com as áreas verdes envolvem diretamente os moradores que além de beneficiados passam a cuidar e proteger os espaços. É o que espera Karina Vieira. “A gente espera, não só espera, mas vale ressaltar a participação dos próprios moradores que atuaram na limpeza, já algumas vezes. Já fizeram capinação. Tentaram fazer um campinho. Eu, como mãe de uma criança de cinco anos, já havia falado com eles da importância da necessidade de ter um lugar para colocar nossas crianças para brincarem, tirar eles das telas como é recomendado. Aqui os moradores se uniram e durante quase um ano fizeram um campinho e as crianças ficaram aqui. Agora com essa iniciativa da construção dessa Areninha além da área verde é isso que a gente espera, um lugar com mais segurança e qualidade para colocar nossas crianças”, ponderou. “É isso que a gente espera. É um direito constitucional que nos é garantido. O direito ao lazer. Cadê o nosso lazer, né?”, indagou a moradora, confiante na melhoria da área verde do bairro onde mora.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *