Através de solicitação médica, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA e o Hospital Regional de Iguatu voltaram a realizar a testagem de Covid-19. A procura de pessoas com síndromes gripais e suspeitas de Covid-19 aumentou nos últimos dias, nas unidades de Saúde. A testagem acontece no período da manhã de 7h a 13h na UPA, e no HRI, a partir das 13h às 17h.
“Aqui na UPA, a gente fazia em média 2, 3 testagens por período. Agora aumentou e muito, em média chega a ser 25 testagens. O teste é feito a partir da solicitação médica. A pessoa com essa solicitação de uma unidade de saúde, ou mesmo da UPA, depois que passar por atendimento médico e se for solicitado a gente faz o exame”, contou Franciélia Lima, diretora da UPA.
Na UPA, um espaço aberto e ventilado foi destinado para a realização dos testes. “Reservamos esse espaço por ser de fácil acesso e arejado, também para aquela pessoa suspeita de Covid não ficar na recepção. Por isso é importante ter esse espaço mais adequado para receber esses pacientes”, ponderou, explicando ainda que aqueles que testam positivo devem manter as recomendações de uso de máscara, álcool para higienização e isolamento para evitar a contaminação de outras pessoas. “Mesmo com a vacina, o vírus continua circulando e contaminando. Graças a Deus, muitas pessoas estão vacinadas, os sintomas têm sido bem mais leves. Mas a recomendação é que as pessoas mantenham os cuidados necessários para evitar contaminar outras pessoas”.
A pessoa que procura a unidade para fazer o teste, primeiro passa por atendimento médico, somente através de solicitação do profissional que é realizada a testagem. A testagem feita é o SWAB, com a coleta da secreção nasal. Após cerca de 15 minutos é apresentado o resultado para a pessoa. “Em caso de positivo para a Covid, a pessoa passa pelo médico novamente, que, se necessário, pode passar algum tratamento, mas a recomendação é que a pessoa fique em casa. Mesmo em casa, a pessoa deve utilizar máscara, álcool em gel, sempre higienizando as mãos”, explicou a diretora da unidade de saúde.
Outra orientação também é que as pessoas procurem as unidades de saúde mais próximas de suas casas até mesmo para evitar aglomeração na UPA, no Regional, unidades que têm outras demandas bem altas de atendimentos médicos.
0 comentários