Iguatu – Precisamos buscar nossos valores

13/05/2023

Essa semana conversando com um amigo que precisava de uma segunda via de documento identidade, para o seu filho que precisava alugar um imóvel, concluímos que vivemos tempos nebulosos em nossa cidade.

Nos anos 90, quando precisei fazer meu documento de identidade, lembro que a dificuldade era a espera da chegada do referido documento. Naquela época a solicitação era realizada no SINE, Sistema Nacional de Emprego, e embora houvesse um número limitado de senhas o importante era a certeza de obter o documento, sendo que no momento atual nem o direito de solicitar na nossa cidade podemos ter.

Atualmente a situação piorou e muito, uma vez que para a solicitação precisamos nos deslocar até o Juazeiro do Norte, lugar mais próximo onde se encontra o Vapt-Vupt, que tem entre outras missões a confecção do referido documento.

Iguatu é sem nenhuma dúvida alguma, a maior e mais desenvolvida cidade da região centro sul, e mesmo com esse status ainda continuamos nessa situação que nos causa tristeza e total desalento.

Eu tenho destacado aqui nessa coluna a necessidade de nos colocarmos no verdadeiro lugar que nossa cidade merece, tendo políticas públicas que possam atender as demandas de nossa população, como é o caso de um espaço para emissão de documentos, a exemplo de Juazeiro do Norte, Sobral, entre outros municípios que ao contrário de Iguatu, estão muito à frente de nossa cidade.

A ausência desse instrumento de identificação tem dificultado inclusive, inúmeras transações imobiliárias e assim causado transtornos no meio do mercado imobiliário.

Por fim, os nossos representantes políticos precisam nos colocar no lugar que merecemos e sobretudo precisamos, afinal sem documentos não somos verdadeiros brasileiros.

Bom final de semana!

MAIS Notícias
O Mestre Sala dos Mares
O Mestre Sala dos Mares

  Até 1910, mesmo depois da abolição da escravidão no Brasil, em 1888, a Marinha brasileira ainda castigava seus marinheiros negros fisicamente, com chibatadas. Em determinada ocasião, os marinheiros brasileiros foram à Inglaterra para aprender a tripular novos...

Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição
Mudanças no financiamento de imóveis dificultam aquisição

A partir de 1º de novembro, os mutuários que financiarem imóveis pela Caixa Econômica Federal terão de pagar entrada maior e financiar um percentual mais baixo do imóvel. O banco aumentou as restrições para a concessão de crédito para imóveis pelo Sistema Brasileiro...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *