O iguatuense Joahaby Brasil, 18, fez bonito na competição nacional de xadrez. O jovem conseguiu unir a memória, concentração, planejamento e tomadas de decisões. Atributos que o fez conquistar o título de Campeão Brasileiro Sub-20 na categoria clássica da competição. O torneio ocorreu em Ponta Negra, Natal, no Rio Grande do Norte, no último final de semana.
Joahaby venceu quatro adversários e empatou outras duas. Dos seis adversários, enfrentou competidores dos mais variados lugares do país. O torneio reuniu mais de 300 enxadristas.
O título nacional oportunizou ao talento iguatuense a competir no mundial que deve ocorrer no México, ainda sem data definida. Joahaby pretende antes competir no Sul-americano no Chile e Pan-americano no Rio de Janeiro, competições previstas para o próximo semestre. “Feliz com esse título. Mas acredito que podemos chegar mais longe. Espero apoio para participar dessas competições”, afirmou Joahaby, que pratica o esporte há quatro anos.
O jovem aprendeu o esporte junto com seu professor de informática na Escola Amélia Figueiredo no ano de 2019. Joahaby espera aumentar o nível e pensando nisso segue aprimorando sua técnica on-line desafiando competidores de todo lugar do país. “Agradeço a todos que fizerem parte da minha caminhada até o torneio e dizer que sem eles isso não seria possível. Todos agora fazem parte da pessoa que sou e da que irei me tornar. Agora é lutar para conseguir os patrocínios e o apoio necessário, porque o sonho só começou”, afirmou.
Projeto
Em Iguatu, existe o Projeto Xeque-Mate idealizado por um grupo de amigos que têm em comum o amor pela prática. O projeto conta ao todo com 50 participantes e teve início no ano de 2017, com o propósito de incentivar o esporte dentro da região, a fim de classificar representantes iguatuenses nos principais campeonatos do estado do Ceará. O grupo possui página nas redes sociais e se encontra aos sábados às 15h, com o objetivo de movimentar o esporte na cidade e elaborar os principais eventos de xadrez.
0 comentários