Nesta semana passageiros da empresa de transporte aéreo Azul Linhas Aéreas denunciaram falhas nos voos Iguatu/Fortaleza e vice-versa. De acordo com os passageiros, os constantes cancelamentos de voos vêm causando constrangimento e mal-estar, porque só ficam sabendo do cancelamento do voo na hora de embarcar.
Eles já vinham se queixando dos atrasos e cancelamentos e pediram providências. Ainda conforme os passageiros, quando um voo é cancelado e o passageiro não consegue chegar ao seu destino, uma série de transtornos acontece. Os clientes alegam que já perderam compromissos, deixaram de participar de reuniões importantes e até perderam negócios, porque não conseguiram embarcar. Outra reclamação diz respeito aos horários atuais dos voos, às 23h, às terças e sextas-feiras.
Nesta semana um episódio envolvendo um cancelamento de voo causou indignação. Cinco pessoas que viajariam de Iguatu para Fortaleza só souberam que o voo havia sido cancelado quando chegaram ao aeroporto para embarcar. Um dos passageiros contou que a empresa informou que a aeronave estava em manutenção e ofereceu um automóvel para que os passageiros realizassem a viagem. Estes não aceitaram a proposta e pediram o ressarcimento dos valores que pagaram.
O assunto teve ampla repercussão nos grupos dos empresários e lojistas de Iguatu, das entidades do comércio, pessoas que mais utilizam os serviços. A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL, através do presidente Francisco José Mota Luciano enviou ofício à empresa Azul solicitando explicações sobre os atrasos.
No âmbito do estado, o deputado estadual Agenor Neto apresentou à mesa diretora da Assembleia Legislativa, ofício à referida companhia aérea, para que os problemas sejam corrigidos, evitando assim novos prejuízos econômicos e constrangimentos de toda ordem aos passageiros. Agenor Neto também apresentou outro requerimento ao presidente da AL solicitando envio de ofício ao secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Salmito Filho, para intervenção do secretário junto à Azul Linhas Aéreas, no sentido de resolver o problema dos cancelamentos de voos.
Direito do passageiro
De acordo com a Resolução nº 400/2016 da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil, quando o cancelamento ou mudança de um voo é feito pela companhia aérea, e não pelo passageiro, o usuário deixa de estar sujeito às eventuais penalidades previstas nos contratos comerciais, inclusive com a cobrança de multa diferencial de tarifa, e passa a ter alguns direitos que devem ser garantidos pelas empresas, como fornecer outra aeronave, no caso do não embarque do passageiro, providenciar hospedagem, prestar assistência, e em último caso até indenização e o ressarcimento do dinheiro do bilhete.
Sem respostas
A reportagem tentou falar com a assessoria de imprensa da Azul Linhas Aéreas, através de e-mail fornecido por uma pessoa da própria empresa, mas não houve retorno. Um número de telefone também fornecido pela mesma funcionária, mas ninguém atendeu as inúmeras chamadas feitas.
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