As faixas para pedestres foram instaladas na quinta-feira, 18, em frente ao Centro de Atendimento Educacional Especializado Professor Raimundo Nonato Pereira, na Avenida Dário Rabelo, que também ganhou uma vaga de estacionamento para deficientes físicos.
A pintura foi uma solicitação da direção do órgão municipal junto ao Departamento Municipal de Trânsito. O local atende diariamente muitas pessoas, entre elas, com deficiência e outras com mobilidade comprometida. As faixas ajudarão a reduzir a velocidade dos condutores de veículos no trecho. “É de suma importância a pintura dessas faixas de pedestres e a demarcação da vaga de estacionamento para pessoa com deficiência porque sobretudo é um espaço que atende pessoas com deficiência e há muito tempo a gente percebia essa necessidade, uma vez que o espaço trabalha pessoas com deficiência. São dois irmãos, Marcos e Edilania Lavor, professores que têm deficiência visual e necessitam dessas estruturas. Essas faixas também irão suprir uma demanda para o acesso à universidade que fica mais adiante. A pessoa com deficiência vai poder atravessar, ter esse espaço com menos risco. E desde já fica aí a solicitação que posteriormente seja instalado também um semáforo sonoro. Com isso, essas demandas vão sendo cada vez mais minimizadas dando autonomia à pessoa com deficiência”, afirmou a professora, mestra e doutora em Libras, Diná de Souza, parabenizando pela iniciativa.
A intenção é que condutores de veículos respeitem a sinalização e que as faixas possam proporcionar mais segurança aos pedestres que utilizam a via. Franciélio Silva, coordenador da Central de Interpretação e Audiodescrição de Iguatu e também presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Iguatu, que é cadeirante, apontou a necessidade da instalação das faixas para pedestres em ambos os sentidos da via. “Como estamos num local onde o trânsito tem duas vias, a gente viu a necessidade de ter as faixas de pedestres e a vaga preferencial para que não ponham em risco tanto as pessoas que são atendidas pelo Centro, como os demais pais e familiares que acompanham essas pessoas. A gente solicitou ao DEMUTRAN e rapidamente eles fizeram essas instalações nessa via diante dessa necessidade”.
Travessia segura
Apesar da sinalização, a orientação do Departamento Municipal de Trânsito é que os condutores e pedestres prestem atenção no trecho. A redução da velocidade e a parada são obrigatórios ao se aproximar das faixas para se evitar acidentes. “Iniciamos no mês de maio um trabalho de revitalização e instalação de faixas de pedestres e demarcação de espaços para estacionamento de veículos de pessoas com deficiência e mobilidade. O intuito é que as pessoas possam transitar com segurança sobre as faixas de pedestres em nossa cidade. A gente pede que os condutores obedeçam às sinalizações, que parem ao visualizar a vista a pessoa fazendo a travessia na faixa. Assim teremos um trânsito mais seguro. O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) é bem claro quando mostra que o pedestre tem preferência na via. A pessoa ao colocar o pé na faixa para atravessar é obrigatório o condutor do veículo parar, para que a pessoas possa continuar a travessia segura”, orientou Henrique Amorim, diretor de trânsito do DEMUTRAN de Iguatu.
Ainda de acordo com o diretor, o DEMUTRAN faz o mapeamento das vias onde acontecem acidentes, assim também as condições de pavimentação das vias no intuito de melhorar as condições de trafegabilidade. “A nossa secretaria tem mapeado as vias principalmente onde ocorrem acidentes. Estamos trabalhando em conjunto com secretarias do Meio Ambiente, Assistência Social e Infraestrutura. Estivemos visitando o Centro de Reabilitação, conversando com as pessoas que fazem tratamento lá. As pessoas não sabem o quanto um acidente de trânsito causa danos na vida das pessoas e das famílias. E também o quanto onera o setor da saúde. Respeito e educação no trânsito são fundamentais para termos mais segurança em nossas vias”, finalizou.
0 comentários