Joia da base do Flamengo, o iguatuense David Viana assinou o primeiro contrato profissional da carreira nesta quinta-feira, 18, dia em que completou 16 anos. O atacante, que soma quase 200 gols na base, está no clube carioca desde 2018, quando entrou para o time sub-11. Recentemente ele foi campeão de um torneio na Inglaterra onde fez o gol do título sobre o Liverpool.
David chegou ao time da Gávea com 11 anos. Ao todo, ele já tem 198 gols na base da equipe rubro-negra. O centroavante atua no sub-17 e, além de finalizar, o camisa 9 tem outras características importantes, como dar assistências, mobilidade e ajudar na marcação-pressão.
A assinatura do contrato profissional ocorreu na presença dos pais, o ex-jogador Delanio Oliveira e Gincleya Viana, além de Vitor Zanelli e Luiz Carlos, vice-presidente e diretor executivo das divisões de base, respectivamente. Os empresários Lucas Mineiro, da TFM Sports, e Wagner Ribeiro também participaram do momento na sede do time, no Rio de Janeiro.
O jovem se manifestou nas redes sociais. “Em primeiro lugar, quero agradecer a Deus e a Nossa Senhora de Fátima por esse momento e por esse sonho conquistado. Quero agradecer também a todas as pessoas que me ajudaram até aqui, principalmente meu pai, minha mãe e minha família e a todas as pessoas que fizeram parte dessa trajetória. Estou muito feliz e muito motivado!”, escreveu o centroavante.
A expectativa do estafe é que o atleta tenha sua primeira convocação para a seleção de base. O vínculo é válido por três anos, e a multa está avaliada em 50 milhões de euros (cerca de R$ 267 milhões). “O futuro a Deus pertence. Mas estamos felizes. Sabemos que é uma caminhada difícil. O que existe é muito trabalho e dedicação. Continuaremos assim nessa caminhada com fé e trabalho”, disse Delanio.
Relembre
David Viana é considerado uma das maiores joias do Flamengo na categoria de base e possui história curiosa: com mais de 100 gols com a camisa rubro-negra, contando todas as categorias em que participou, inclusive Futsal, o jovem atacante chegou a deixar o time carioca e se transferir ao Corinthians quando a gestão da base era comandada por Eduardo Freeland.
Quando Freeland pediu para sair do Flamengo e se transferir ao Corinthians, Luiz Carlos assumiu a gerência da base e colocou como meta: recuperar David Viana e “roubá-lo” de volta do time paulista. E conseguiu. E não só conseguiu como ainda fechou o primeiro contrato profissional da joia.
0 comentários