“Queremos estabilizar a situação do HRI”, diz secretária em visita a Iguatu

17/06/2023

Nesta sexta-feira, 16, a secretária de Saúde do Ceará, Tânia Mara, cumpriu agenda na cidade de Iguatu. A titular da pasta veio acompanhada de seu corpo técnico e representantes de conselhos de secretarias além dos deputados estaduais Agenor Neto (MDB), Marcos Sobreira (PDT) e Nizo Costa (PT). A comitiva visitou o Hospital Regional de Iguatu – HRI, unidade centro das discussões em meio à falta de insumos, atrasos salariais com cooperados contratados e falta de profissionais especialistas.

O HRI passa por uma auditoria que a secretaria estadual apontou até o momento como inconclusiva. O trabalho visa identificar de maneira parcial o desempenho das operações e aplicação dos recursos e apontar eventuais problemas de financiamento e gestão. “O governador está sensibilizado. Viemos obter mais informações do HRI, pegar documentos e ver a infraestrutura. Esse é o maior motivo da minha vinda. Só vamos aplicar alguma medida quando tiver mais informações. Assim decidimos os próximos passos. A auditoria foi inconclusiva. Recebemos mais informações da Secretaria de Saúde do município e ainda estamos com alguns documentos pendentes. Isso atrapalha um pouco, mas vamos sentar e chegar ao entendimento”, disse Tânia.

A secretária não antecipou data para apresentação da auditoria e tomada de decisão. “A gente vai sim fazer um processo de estabilização do hospital. O caminho que vamos seguir para isso, vamos decidir depois que obtermos as informações necessárias. Queremos voltar e apresentar o que foi visto. Não há prazo, mas esperamos que o mais rápido possível porque a população precisa”, disse.

Município

O HRI é porta de entrada para mais de 10 cidades da região. Marleuda Gonçalves, secretária da pasta municipal, relaciona o problema à defasagem dos recursos em relação ao atual custeio de insumos e corpo de trabalho. Ela alega ainda atrasos de repasses do Governo do Estado que atrapalham a agenda de pagamento elaborada pelo poder público local. “Já mostramos nossa capacidade de habilitação de novos serviços, e mostramos números do HRI de porta de entrada, de cirurgias. Mostramos os custos operacionais com despesas e receitas. Custeamos 30% da saúde sendo que nossa obrigação é de 15%”, afirmou.

Em outros momentos foi tentada articulação em busca de um pacto financeiro com os demais municípios da região, mas sem sucesso. A pasta local, em últimos posicionamentos, chegou a informar que o poder público municipal fazia investimentos na unidade acima do teto.

 

Estadualização

O poder público municipal sinaliza de maneira favorável o repasse da unidade para o estado. Com a estadualização, o hospital teria sua gestão sob responsabilidade do governo estadual. “Estamos levantando dados e a possibilidade de que isso aconteça. Não quer dizer que vamos fazer isso. Precisamos saber qual rumo dar ao hospital. E só vamos definir quando tiver as informações necessárias. Queremos estabilizar o (hospital) para que a população tenha uma saúde digna. Precisamos sentar e discutir toda a situação econômica e financeira do hospital e dimensionamento de pessoal e sua estrutura física”, disse Marleuda.

 

Hospital do Centro-Sul

Promessa de campanha do governador Elmano de Freitas (PT), a construção do Hospital Regional de Centro Sul no perfil das unidades do Cariri, Sertão Central, Região Norte e Vale do Jaguaribe também foi comentado pela secretária. “Existe a possibilidade (construir). E há o estudo de se for o caso de aproveitar a estrutura do HRI. Só podemos definir isso quando tivermos concluída todas as informações que precisamos ter”, resumiu.

Os hospitais regionais de outros centros do estado descentralizaram os atendimentos em saúde e desafogaram a demanda na capital. Caso se concretize, o Ceará terá cinco hospitais regionais, de nível terciário, que atendem casos de alta complexidade.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *