A comitiva de criadores da ovinos e caprinos de Iguatu e outras cidades da região vai seguir neste domingo, 25, amanhã para Fortaleza. O destino na capital cearense será a Assembleia Legislativa, quando na segunda-feira, 26, no auditório das Comissões Técnicas a partir das 9h está previsto para acontecer uma audiência pública que vai tratar sobre o fortalecimento da cadeia produtiva da criação, manejo e beneficiamento de cabras e ovelhas no Ceará. A comitiva a intenção é cobrar do governo do Estado investimentos para o setor no município, entre as principais reivindicações está a instalação de uma indústria de laticínio que poderá beneficiar e fortalecer a produção do município “Esse vai ser um momento importante e único para nós criadores da nossa região. Nós criadores teremos a oportunidade de mostrar força e cobrar mais ações para o setor. A gente tá querendo basicamente duas coisas: Primeiro colocar a caprinocultura na política pública do Estado, para que todo ano os criadores não fiquem dependendo de Emenda Parlamentar, ou coisa do tipo. E segundo um laticínio para nossa região Centro-Sul, para o beneficiamento do leite. As prefeituras querem esse leite para a merenda escolar, mas infelizmente não podem comprar porque não é beneficiado. Com esse laticínio vai poder ser feita a pasteurização e o envasamento do leite. Estamos esperando que o governo do Estado olhe com bons olhos para a caprinocultura e libere um projeto desse para a região.” aponta Vandeilton Sucupira, criador de caprinos há quase 30 anos.
Ainda de acordo com Vandeilton, o momento é de convocação para que haja uma grande participação de criadores nesse encontro. “A gente aproveita essa oportunidade para convocar todos os criadores de caprinos do Estado do Ceará, as entidades, órgãos, secretarias de agriculturas dos municípios para estarem presentes nesse grande momento. Chegou o momento da gente reivindicar.”
Vandeilton Sucupira, fez uma breve comparação do desenvolvimento da cadeia produtiva da caprinocultura entre os estados do Ceará com a Paraíba, quando segundo ele o setor produtivo paraibano é bem mais desenvolvido e organizado, um exemplo que pode ser seguido em outros estados do Nordeste. “Pra se ter uma ideia, na Paraíba um pequeno produtor familiar consegue sustentar sua família. Tem um criador também na Bahia, que com dez cabras leiteiras consegue renda para casa. Por isso é importante nossa ida, que mais caravanas vamos fazer uma grande reivindicação para o fortalecimento do nosso setor produtivo que gera emprego e renda no campo”, complementa Sucupira.
Esse evento é uma iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar, Pecuária e Pesca, da Assembleia Legislativa Cearense, presidida pelo deputado estadual Diassis Diniz. A caprinocultura é uma atividade presente em diversos municípios cearenses e muito importante do ponto de vista econômico, são animais que se adaptam bem ao clima semiárido. Segundo o IBGE, o Brasil possui um rebanho de 18 milhões de ovinos e 10 milhões de caprinos. O desafio é aliar crédito para fomento, tecnologia para produção e comercializar de forma a beneficiar os produtores, evitando os atravessadores.
Serviço:
Data: 26 de junho (segunda-feira)
Horário: 09h
Local: Auditório das Comissões Técnicas – Assembleia Legislativa do Ceará
0 comentários