“A festa está muito bonita. Muito bem frequentada. As ruas estão bem enfeitadas. A festa tá linda, mesmo. Também é um pessoal muito bem organizado. Faz orgulho. Eu tenho muito orgulho de participar dessa festa. É a terra onde eu nasci, me criei e vou morrer aqui. Com meus 91 anos de idade, fiz questão de vir, participar da festa do meu santo padroeiro.” estas são palavras do devoto de São João Batista, Valmir Moreno Cavalcante, 91. Um homem de fé que ajudou e ainda contribui com o crescimento dos festejos dedicados ao santo, padroeiro do Distrito de Suassurana, em Iguatu.
Seu Valmir como é conhecido o ilustre morador, faz destacar sua fé e religiosidade no santo de sua devoção. Assim como muitos moradores, aprendeu ainda criança frequentar a centenário capela, principalmente durante os festejos que este ano completa 113 anos. “Nasci aqui no dia 20 de maio de 1932. Graças a Deus e a São João Batista que é tudo na minha vida. Até hoje levo a vida com essa fé. Espero ainda durar um pouco mais com as bençãos de Deus.” ressalta o devoto.
Assim como de costume, a capela dedicada ao santo fica nesse período mais bonita, bem enfeitada e frequentada. A sede do distrito recebe também ornamentação. A avenida São João Batista recebeu uma vila cenográfica cheia de bandeirinhas de todas as cores, na frente da igreja, a tradicional fogueira foi acesa na véspera, ontem, sexta-feira, 23, e o leilão. Já neste sábado, 24, acontece o encerramento com a tradicional procissão, no início da noite.
A festa de Suassurana é movida por muitos parceiros, moradores, instituições sociais entre essas Associação de Desenvolvimento Social, Cultural e Econômica – ADESCE, empresas locais além dos voluntários que ajudam a manter essa festividade, uma das mais antigas de Iguatu.
0 comentários