Amanhã, domingo, 2, é comemorado o Dia Nacional do Bombeiro Militar. Em Iguatu, a corporação, que tem como base o 4º Batalhão BM, desde o último dia 23 promove programação alusiva à ‘59ª Semana da Prevenção’, com ações na capital e nas unidades do interior cearense.
Na terça-feira, 27, equipes de bombeiros estiveram na Praça Gonçalves de Carvalho, no Centro, realizando ações de visitação, fiscalização e orientação aos comerciantes. “Nesta terça-feira, digamos que foi o dia D, pois toda a corporação na capital e interior fez essa blitz no sentido de orientar, fiscalizar principalmente o comércio e as empresas para que os empresários tenham consciência de que precisam ficar em dia com a segurança porque é preciso que essas empresas fiquem em ordem, para trazer segurança para seus clientes, colaboradores para que não tenham risco à vida e nem prejuízos”, destacou o tenente-coronel Mendes Júnior, comandante do 4º Batalhão do Bombeiro Militar durante a ação.
A presença dos militares chamou atenção dos populares que circulam pelo Centro. De acordo com os próprios bombeiros, na maioria das vezes, o trabalho deles é visto mais quando estão no combate a incêndios, em socorro a vítimas de acidentes, mas o trabalho deles vai além disso focando principalmente na prevenção. “O Bombeiros sempre esteve de portas abertas para receber a população. Aqui em Iguatu, nesse momento, nossos bombeiros têm ido paras as ruas, comércios, escolas, empresas falando sobre o nosso trabalho, oportunidade também das crianças e admiradores tirarem também fotos nas viaturas, conversar com os bombeiros. Temos também outra atuação muito importante que são os projetos sociais com pessoas da melhor idade, com jovens com pessoas em situação de risco. Todas essas atividades mostram que é uma coisa diária nossa, mas que nesse período da Semana de Prevenção fazemos questão de demonstrar para sociedade com mais intensidade para ver como o bombeiro abraça o mundo e consegue fazer tudo isso”, afirmou o coronel.
Riscos e cuidados
Com a chegada do segundo semestre do ano, aumentam também os riscos de incêndios em vegetação, além dos cuidados que as pessoas devem ter com banhos em clubes, açudes e balneários. “Nesse período a gente intensifica as palestras nas escolas, faculdades não só para falar da profissão de bombeiro, mas também passar dicas de segurança. Tanto para evitar os incêndios em vegetação quanto os cuidados necessários com crianças. A gente pede que as pessoas não façam fogo em seus quintais, terreiros. E também nos banhos, procurem locais que tenham guarda-vidas e que aqueles que forem ingerir bebidas alcoólicas evitem entrar na água”, ressaltou Mendes Júnior.
0 comentários