Vila Centenário festeja padroeiro São Pedro

01/07/2023

O sol não tinha ainda nem surgido quando a igreja da Vila Centenário foi aberta. Na calçada, mesas e cadeiras foram colocadas para receber o público, a maioria idosos moradores da própria comunidade que, logo cedinho, aproveitaram o último dia de festa dedicada ao padroeiro da comunidade para aproveitar todo esse momento festivo.

O café foi partilhado. Cada um levou de casa uma guloseima. Teve também café, leite e suco. Foi montada uma mesa farta. A data 29 de junho é a mais esperada pela comunidade. De acordo com a tradição, é dia de acender a última fogueira dentro dos festejos juninos. E por ser o último dia de festejo, a programação foi bem mais além da alvorada festiva, momento de oração da manhã ao meio-dia, salva festiva. A tradicional procissão pelas ruas do bairro com a imagem do santo padroeiro foi às 18h30, seguida de Missa Solene presidida pelo pároco José Leandro.

Para o conselho que dirige a igreja de São Pedro, foram intensos dias de movimentação e trabalho que antecederam o novenário. “Mas foi gratificante. É puxado, cansativo, mas ao chegar ao final de uma festa assim tão bonita e participativa todas as noites é gratificante. Estamos há 45 anos de Festa de São Pedro e há 50 anos de nossa comunidade. É terminando uma festa e já pensando no jubileu”, comemorou o jovem João Francisco, coordenador da capela. Ele disse ainda que ao lado de toda equipe dirigente e do pároco José Leandro foi possível realizar a tradicional festa religiosa em Iguatu. “Nosso padroeiro é um padroeiro muito forte, foi confiado pelo próprio Jesus Cristo as chaves do Reino de Deus e também foi o primeiro Papa a pastorear os primeiros rebanhos cristãos. Nosso padroeiro guerreiro que lutou nas primeiras comunidades cristãs para assim fazer o Evangelho de Deus ser conhecido, amado”, ressaltou João Francisco, agradecendo em nome do Conselho Comunitário de São Pedro o apoio de todos para a realização do festejo.

Luta, união e fé

Francisca Ferreira Holanda, carinhosamente chamada por Chica do Padre, é uma das moradoras mais queridas da Vila Centenário. Ela conta que a Vila surgiu pela união dos moradores de Iguatu na época, sempre fortalecida por essa forte religiosidade. “A Vila Centenário surgiu em 1974, devido à grande enchente no rio Jaguaribe. Na época o prefeito Adil Mendonça, a Diocese e a Caritas, na pessoa de dom Mauro, nosso primeiro bispo, fizeram o resgate das famílias e ficaram nos dando assistência aqui na comunidade. Naquela época a gente estava em vulnerabilidade social e precisa muito de ajuda, e principalmente da presença de Deus. Foram criados vários grupos e fomos lutar por moradia, saúde, educação e pela construção da nossa capela. Ainda hoje a gente continua nessa mesma luta, mas o bairro cresceu muito. A gente considera isso aqui uma minicidade produtiva. Aqui teve tudo, ainda mais muita gente trabalhadora, solidários, amigos”.

De acordo com o produtor cultural Michel Prudêncio, que tem estudado e pesquisado essas tradições festivas religiosas, “É um momento muito místico também para o nordestino que celebra neste mês de junho a festa do milho, da agricultura, o clima fica diferente principalmente aqui no sertão. É uma maravilha e a gente sempre celebra bastante os santos do mês de junho. É uma festa muito antiga para a humanidade, muitos elementos foram incorporados na cultura cristã: a fogueira, a procissão e outras situações de aglomeração de gente em prol da religião nessa época do ano e São Pedro finaliza esses festejos”, destacou.

A festa de São Pedro na Vila Centenário para os moradores reforça a união e a fé da comunidade.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *