Câmara recebe Secretário de Segurança e aprova projetos do Executivo

08/07/2023

A semana no parlamento iguatuense foi marcada pela aprovação de cinco matérias e pela presença do secretário de segurança municipal coronel Vilson Bezerra de Castro na terça-feira, 4. O titular da pasta foi a casa a convite dos vereadores e explanou o plano de ações do setor voltado à valorização e preparação dos profissionais bem como investimentos voltados à área de tecnologia.

Conforme o secretário, o município deve investir na aquisição de 15 rádios comunicadores de alto alcance e 27 câmeras de leitura facial que serão integradas ao centro de monitoramento. “Serão equipamentos de alta tecnologia, adquiridos junto a uma empresa conceituada”, disse Vilson.

O município deve integrar nos quadros do funcionalismo 40 novos concursados, assim como iniciar o processo de formação. “Vamos investir e criar uma bolsa para subsidiar esses novos profissionais durante essa preparação. Queremos uma instituição profissional formada com base em disciplina e preparação, com serviço de rua de qualidade”, afirmou.

Conforme o secretário, a pasta pretende investir também em um centro de formação e Centro Integrado de Emergência Municipais (CIEM) que receberá todas as demandas voltadas à atuação das demais secretarias municipais. “Queremos um centro de formação de referência para região e exportar o conhecimento. Vamos mexer na legislação e criar um novo arcabouço baseado na lei. A ideia é desengessar e tornar a instituição mais profissional possível. Uma guarda eficiente é garantia de uma população protegida. Queremos uma corregedoria e ouvidoria independentes. Visitei a guarda municipal de Crato e percebemos que podemos avançar nas deficiências, e seguindo bons exemplos”, declarou.

É estudado ainda um modelo de integração entre as guardas de municípios vizinhos e a imediata instalação e execução da patrulha Maria da Penha. “Para isso dependemos de alocação de recursos e qualificação da mão de obra. Nessa política seremos um instrumento de apoio a essas pessoas”, afirmou.

O município pretende com a nova turma de servidores efetivos iniciar a política de equipar os agentes com armas. “Vamos dar esse passo para legalização para o porte de arma. Isso nos exige uma série de pré-requisitos, entre eles aplicar um curso de 160 horas baseado no nivelamento do amparo à vida e ao patrimônio na nossa região”, afirmou Vilson.

Projetos

Na sessão de quinta-feira, 6, foi apreciada a autorização do Poder Executivo em doar bens móveis, de propriedade do município de Iguatu, à Polícia Militar do Estado do Ceará e a desafetação e a doação de bem público municipal, de uma área próximo ao bairro Varjota para a construção da sede da loja Maçônica Acácia Centro-Sul. Também foi votada a permuta de imóvel de propriedade do município para construção de uma Areninha no Bairro Fomento.

Dois projetos de autoria parlamentar foram deliberados. Um deles denomina de Valdir Pereira Viana a estrada que liga a sede de Iguatu a Barreiras, conhecida como estrada “Iguatu/Várzea de Fora”, e o reconhecimento de Utilidade Pública à Associação Evangélica Deus Abrigo Seguro, projetos dos vereadores Bandeira Jr. (PSD) e Rubenildo Cadeira (Republicanos), respectivamente.

 

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *