Neste domingo, dia 16, a partir das 10 horas da manhã, no Hotel Diocesano, haverá o lançamento do livro ‘Melhor do que ontem – a trajetória de José Duqueza Luciano – De motorista e mecânico a empresário de sucesso’.
O livro narra a trajetória que começa com Zé Duqueza, um menino pobre, que só estudou um ano. A vida do biografado é um exemplo de inspiração e de superação. Aos sete anos de idade perdeu o pai, que era tropeiro, canoeiro e agricultor.
Zé Duqueza, primogênito, ainda criança, teve que ajudar a mãe, que vendia bolo no mercado para sustentar a família. Banhava animais nas margens do rio Jaguaribe, em Saboeiro. Foi sacristão, motorista e depois mecânico.
Com o passar dos anos, tornou-se um empresário de sucesso e uma pessoa de inteligência rara para os negócios. É o fundador da Jodiesel.
O livro
A obra foi escrita pelo jornalista Honório Barbosa, que acompanhou Zé Duqueza durante um ano, em coleta de dados, entrevistas com o biografado e outros personagens em Iguatu, Saboeiro, Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Juazeiro do Norte, Barbalha, Fortaleza e Mossoró.
O prefácio e a revisão gramatical foram feitos pela professora universitária Socorro Pinheiro.
Dividido em nove capítulos, o livro conta a trajetória do biografado que segue uma cronologia da vida e dos fatos. Há uma seção com depoimentos sobre Zé Duqueza (o que disseram dele).
“Conheci mais de perto ‘seu’ Zé Duqueza quando fui cursar a faculdade de Jornalismo na Universidade Federal do Ceará e dividia o apartamento com o filho dele, Dedé Duqueza, e com outros amigos, em Fortaleza, na primeira metade dos anos de 1980. Acompanhei a trajetória empresarial da família Duqueza. Admiro a dedicação, a capacidade de trabalho, a inteligência nata, o jeito especial de fazer amizades e de empreender, aproveitando as oportunidades que a vida lhe proporcionava. Seu Zé Duqueza foi e é um vencedor! A escrita deste livro foi um trabalho agradável, cujo resultado chega agora às mãos dos (das) leitores (leitoras), que têm oportunidade de conhecer um pouco da história de vida de José Duqueza Luciano. Boa leitura!”, declarou o jornalista.
0 comentários