Entrevista: Yanne Alencar – Juíza de Direito

22/07/2023

“Ser indicada para o cargo de Diretora da Escola Judiciária releva o mais genuíno sentimento de felicidade e realização pessoal. Registro, com incontida emoção, que ser filha de uma professora, Terezinha Alencar, avulta a responsabilidade desse novo desafio, cujos esforços não medirei para responder em contento”.

A juíza de Direito do Tribunal de Justiça do Ceará, Dra. Yanne Alencar, iguatuense, foi recentemente empossada como Diretora da Escola Judiciária do TJ/CE. Sobre o que é a EJE e suas atribuições para a sociedade, a magistrada fala em entrevista exclusiva nesta edição do A Praça

A Praça – A senhora foi recentemente empossada Diretora da Escola Judiciária. Qual a representatividade deste cargo no âmbito do Poder Judiciário?

Dra. Yanne – A EJE foi concebida para promover a formação de todas as pessoas que militam na seara do Direito Eleitoral, e não só de magistradas e magistrados, é a razão pela qual consta do nome das escolas eleitorais o termo ´judiciária` e não ´judicial`. Nesse sentido, a relevância da minha indicação para o cargo de diretora está evidenciada na possibilidade de auxiliar o acesso à informação a todos os cidadãos, eleitores ou futuros eleitores, contribuindo para o desenvolvimento do saber individual e coletivo.

A Praça – O que é a Escola Judiciária e como se dá seu funcionamento?

Dra. Yanne – A Escola Judiciária é uma unidade executiva da estrutura administrativa do TRE, vinculada à presidência. Possui três eixos de autuação: a capacitação, a cidadania e o aprimoramento das práticas eleitorais.

A Praça – A escolha dos diretores é por indicação ou eleição? Na composição administrativa da Escola, há apenas um diretor?

Dra. Yanne – É uma indicação do presidente do TRE, que, no meu caso, foi o Desembargador Raimundo Nonato Silva, a quem agradeço publicamente a indicação. Assumo a direção dessa escola superior imbuída da necessidade em direcionar o olhar atento e humanizado sobre as dificuldades dos cidadãos, servidores e próprios juízes.

A Praça – Os diretores são remunerados?

Dra. Yanne – O exercício da atividade é honorífica e sem remuneração. No caso, o exercício das funções ocorre sem prejuízo das minhas funções no 2º Núcleo de Custódia e Inquérito com sede aqui em Iguatu.

A Praça – A Escola Judiciária tem uma grade de cursos? Para qual público esses cursos são ofertados?

Dra. Yanne – A EJEC promove cursos, notadamente em Eleitoral e Processo Eleitoral, inclusive de pós-graduação lato e stricto sensu, presencial e a distância, para magistrados, membros do Ministério Público Eleitoral, advogados e servidores da Justiça Eleitoral, admitida a participação de outros interessados. Noutra linha de atuação, visando promover o desenvolvimento de ações institucionais de responsabilidade social e de projetos de educação para a cidadania política, são realizados concursos, congressos, seminários, palestras, publicações, debates, rodas de conversas, exposições dialogadas e grupos de estudos, entre outras. Apenas no ano de 2023, foram realizadas palestras em vários municípios dentre eles Tianguá, Viçosa do Ceará, Granja, Camocim, Massapê e Fortaleza. Um dos primeiros projetos solicitados pelo presidente visa a concretização do Projeto Eleitor do Futuro aqui em Iguatu.

A Praça – A Escola Judiciária tem sede própria? Ela é mantida pelo TJCE?

Dra. Yanne – A Escola faz parte da estrutura administrativa do Tribunal Regional Eleitoral, sendo mantida com dotação orçamentária da Justiça Eleitoral.

A Praça – E qual seu sentimento, como magistrada, servidora pública e cidadã, ao ser empossada Diretora da Escola Judiciária?

Dra. Yanne – No meu sentir, ser indicada para o cargo de Diretora da Escola Judiciária releva o mais genuíno sentimento de felicidade e realização pessoal. Registro, com incontida emoção, que ser filha de uma professora, Terezinha Alencar, que está na ativa há mais de cinco décadas contribuindo para formação de cidadãos iguatuenses e da região, desde a mais tenra idade, avulta a responsabilidade desse novo desafio, cujos esforços não medirei para respond

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *