Mais um procedimento histórico para o Hospital São Camilo e seu corpo gestor e de colaboradores. Pela primeira vez foi realizada ‘angioplastia’, por radioscopia, procedimento menos invasivo em que o médico usa um ‘cateter e balão’ introduzidos por uma punção, para desobstruir as artérias do paciente, tudo realizado por um profissional especializado na área, com imagens ao vivo geradas num monitor, o que dá mais precisão na hora do médico manipular os instrumentos cirúrgicos.
O profissional responsável foi o Dr. José Moreira, cirurgião vascular com mais de 22 anos de experiência, com especialização em São Paulo na área de cirurgias vasculares. O médico já está atendendo em Iguatu há cerca de dois anos, mas foi esta a primeira vez que realizou angioplastia’, desobstrução das artérias dos membros inferiores do paciente, um homem de 67 anos, diabético, hipertenso, tabagista com lesão no pé direito há 30 dias com dores intensas, que passou por angioplastia da perna direita e amputação do 2º dedo do pé acometido. O pós-operatório evoluiu com sucesso e lesão em processo de cicatrização. De acordo com Dr. José Moreira, o procedimento foi realizado com anestesia local e sedação. O paciente permaneceu internado por 12 horas, e após este período recebido alta hospitalar sem dores.
Na mesmo dia, o médico atendeu uma paciente feminina de 80 anos, com lesão extensa na perna e pé direito. Paciente diabética, hipertensa e cardiopata, foi submetida à angioplastia e limpeza cirúrgica, com raquianestesia e alta com 24 horas. No pós-cirúrgico, a paciente evoluiu sem dores e tendo uma boa recuperação, com lesões em processo de cicatrização.
De acordo com Dr. Moreira, há casos em que é necessária a amputação, por causa do grau de comprometimento das artérias do paciente, consequentemente os tecidos que deixaram de receber fluxo sanguíneo necrosam, mas a batalha do médico é não realizar a amputação, e sim, tratar o paciente com o procedimento da angioplastia, desobstruindo as artérias afetadas, permitindo o sangue circular por elas normalmente, evitando a retirada do membro afetado.
O especialista explicou que angioplastia é um procedimento em que o profissional realiza a recanalização das artérias obstruídas, via cateter, balão ou stent, normalmente feita por uma punção na artéria, sem corte, apenas com anestesia local, usando uma máquina de Radioscopia usando contraste.
0 comentários