Vai tramitar na Câmara Municipal de Iguatu (CMI) o projeto de lei que prevê a criação de duas novas secretarias na estrutura administrativa da cidade. O anúncio foi feito na terça-feira, 15, pelo líder de governo Rubenildo Cadeira (Republicanos). Conforme o parlamentar, as pastas serão voltadas a políticas de saúde animal e para pessoas com deficiência.
A Secretaria da Causa Animal deve funcionar no Centro de Zoonoses, no Bairro Fomento. O prédio passa por reforma e um valor de R$ 90 mil deve ser investido. A política antes era agregada à pasta de Meio Ambiente. “A secretaria vai defender as pautas da saúde animal e abrir um leque de políticas. Vamos trabalhar para criar o “abrigo focinho feliz”, capitanear recursos para essa finalidade e a longo prazo uma clínica médica veterinária para dar suporte aos animais de rua”, disse Rubenildo.
O município segue em fase de abertura de licitação para aquisição de um ‘castramóvel’ e compra de insumos para continuidade de um plano de castração de animais abandonados.
A Secretaria da Pessoa com Deficiência deve trabalhar os eixos de mobilidade urbana e inclusão social. “Considero a pasta mais importante. Há um público com deficiências ocultas, pessoas com autismo, que carece de investimentos e esperamos um impacto positivo. São bandeiras esquecidas no passado e lembradas pela gestão do prefeito Ronald na ideia de trazer dias melhores a todos”, disse.
O projeto ainda deve iniciar sua tramitação com leitura e apreciação em duas votações. Como a base governista é maioria na Câmara, a mensagem do executivo deve ser aprovada sem desgastes. A reconfiguração vislumbra mais apoio da esfera federal e estadual que asseguram haver mais investimentos nas duas frentes.
Relembre
No início do ano o prefeito Ronald Bezerra (Republicanos) fez uma reforma administrativa diminuindo de 19 para 16 secretarias municipais e a exclusão de 142 cargos comissionados. Na época, a ideia era enxugar custos com o pagamento de pessoal no valor de, aproximadamente, R$ 1 milhão somente no decorrer do ano de 2023. Com o acréscimo de duas pastas, a estrutura volta a contar com 18 setores. Ainda não foi divulgada a composição de cargos das novas secretarias.
0 comentários