MP recomenda que o município ofereça condições para fiscalização de medidas socioeducativas

26/08/2023

A 3ª Promotoria de Justiça de Iguatu do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) emitiu no último dia 19, recomendação para que a Secretaria de Assistência Social do município adquira materiais como computadores e telefones celulares para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizar o serviço de fiscalização de medidas socioeducativas de meio aberto.

Procurada pela reportagem, o poder público informou que o equipamento possui estrutura tecnológica e profissional.

O procedimento administrativo foi baseado em uma inspeção realizada em maio deste ano, que verificou a necessidade de adequação do serviço.

A recomendação, emitida pelo promotor de Justiça Flávio Côrte Pinheiro de Sousa, também orienta que a Secretaria de Assistência Social do Município de Iguatu promova a inserção e formação profissional dos socioeducandos no mercado profissional junto ao Sistema S ou outras entidades profissionalizantes.

O documento elaborado pelo órgão ministerial também recomenda que a secretaria analise a quantidade de socioeducandos vinculados ao serviço e forme uma equipe exclusiva de assistente social e psicólogo para atuar nessa área. É pedido ainda a facilitação no ingresso dos socioeducandos nos equipamentos de educação junto à rede pública de ensino.

A Secretaria de Assistência Social do Município de Iguatu, conforme o documento, deve apresentar respostas fundamentadas no prazo de 15 dias, com a promessa de medidas judiciais acionadas em caso de descumprimento.

Nota

A Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Cidadania de Iguatu, por meio de nota, informou que atualmente o CREAS possui computadores, notebook, tablet e telefone celular institucional (88.9.9946-0916). A pasta esclarece ainda que os planos, projetos e regimento encontram-se em fase de finalização, inclusive sendo acompanhados por equipe intersetorial atualizada.

O CREAS conta com uma equipe técnica multiprofissional formada por três Assistentes Sociais, dois psicólogos e advogado. A equipe tem sido responsável pela construção do Plano Individual de Atendimento.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *