Os estudantes do ensino médio do colégio Liceu Dr. José Gondim tomaram a iniciativa de transpor os muros da escola e levar ações incrementadas com entretenimento e diversão para as comunidades, por meio de um projeto inédito criado na própria escola. A diretora da instituição, Liduína Barbosa levou a ideia e eles acataram.
De acordo com a diretora, a iniciativa de avançar para além dos muros partiu dos próprios estudantes do ensino médio, protagonistas da ação. O projeto ‘A Gosto do Aluno’ foi criado estrategicamente para o mês oitavo do ano, envolvendo a classe estudantil e as comunidades. É quase como uma extensão, como já acontece na universidade, nos três pilares máximos: ensino, pesquisa e extensão. Ou seja, se constrói as ideias dentro da escola, como se ali fosse um grande laboratório a céu aberto e de lá os experimentos vão para as comunidades.
No mês de agosto, segundo informou Liduína, em todos os dias letivos, os estudantes vivenciaram atividades esportivas (futsal, voleibol, basquete) na quadra da escola com o resgate de’ brincadeiras veteranas, como soltar pipa, ciranda, cobra-cega e de esconde-esconde.
A extensiva das ações para as comunidades também foi dos próprios alunos. E assim foi que chegou a peça de teatro à comunidade de Varjota. À comunidade de Barreiras foi o cinema, com a exibição do filme ‘Auto da Compadecida’, de Ariano Suassuna. Os moradores do Residencial Dom José Mauro ganharam atividade esportiva com futebol.
Critério
Liduína explicou que o critério de escolha das comunidades visitadas foi de acordo com o número de alunos daquela comunidade na escola, ou seja, as comunidades que tinham o maior de alunos matriculados foram as contempladas com as visitas do projeto. Os estudantes ficaram entusiasmados com a ideia, principalmente a receptividade que o projeto teve, fora da escola, o envolvimento das famílias, principalmente as crianças.
De acordo com a diretora, a repercussão do projeto foi de tal maneira, que já existem entidades do comércio querendo fechar parceria, outros bairros da cidade e até de outras cidades interessados em conhecer a logística, para replicar em suas regiões. Ela acredita que o projeto terá continuidade neste mês de setembro.
0 comentários