Wilson Lima Verde lança ‘IGUATU, Pelos Novos Caminhos da História 2’

09/09/2023

A noite da quinta-feira, 7 de setembro, foi memorável para o jornalista e memorialista Wilson Holanda Lima Verde, 89. Diante de seleto público, o escritor lançou oficialmente o livro “IGUATU, Pelos Novos Caminhos da História 2”, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL. A obra com 736 páginas é uma continuação da primeira edição de mesmo tema lançada anteriormente pelo escritor.

O livro de produção independente, com projeto gráfico de Alexsandro Lima e capa dos arquitetos Wilson Maia Lima Verde e Elson Luiz Souza de França, é uma coletânea de fatos históricos de Iguatu de caráter socioeconômico, político, cultural, comunicação radiofônica e impressa, e de homenagens. Traz dados técnicos do município, sua criação e formação, os acontecimentos mais relevantes, seus personagens inusitados, os gestores que governaram ao longo de mais de um século e meio, e um capítulo especial dedicado à esposa amada, saudosa memória, Maria Amália Maia Lima Verde, falecida em maio de 2021, vítima da Covid-19.

Mais do que textos escritos em sua fiel companheira, a velha máquina de datilografia, Wilson Lima Verde decorre nas páginas do livro com uma galeria de imagens de Iguatu, contando sobre as famílias, os fatos memoráveis, com suas respectivas datas, acontecimentos marcantes da vida cotidiana da cidade, num diálogo direto com o leitor narrando através das fotografias, o que foi a urbe da Telha de um passado recente e distante, sempre na vanguarda da precisão dos fatos, transformados em legendas dos registros de cada época. Como ele mesmo escreveu na capa: “Dando nova vida ao que vi, ouvi, li, falaram, me disseram”.

Prestígio

Autoridades locais, leitores, intelectuais, admiradores, amigos do escritor participaram da solenidade. A Câmara de Dirigentes Lojistas serviu um coquetel para o público, como forma de gratidão ao escritor, pela enorme contribuição oferecida por ele à sociedade lojista, e à própria entidade. Foi do jornalista a autoria do livro do cinquentenário da CDL publicado em 2015, por ocasião dos 50 anos. O presidente, Francisco José Mota Luciano ‘Dedé Duquesa’, agradeceu ao escritor e parabenizou pela obra literária lançada.

O prefeito Ronald Bezerra, presidente da Câmara, Marconi Filho, vereador João Lázaro, os deputados estaduais Agenor Neto e Marcos Sobreira, os filhos Wilson Maia e Zuíla Maria Maia, os netos Vitória e Leonardo, Dr. Ivan Lima Verde, advogado, amigo e primo, e o professor universitário Rubismar Marques, também escritor, se deslocou da Paraíba e compareceu ao lançamento. Dr. Ivan Lima Verde foi o autor dos textos das orelhas do livro ‘IGUATU, Pelos Novos Caminhos da História’.

O também escritor José Hilton Lima Verde Montenegro, autor do prefácio do livro, foi o segundo a falar sobre a obra de Wilson Lima Verde. Ele destacou o apreço do memorialista por sua terra natal. “Um homem provido de muito amor, dedicação e espírito público, devoto à sua terra e sua gente”. José Hilton lembrou que somente alguém desprovido de qualquer interesse financeiro, ou de outro modo, é capaz de abrir mão de sua zona de conforto e privacidade, para se debruçar a pesquisar, catalogar, registrar e publicar em livro, dados tão precisos sobre a memória de uma cidade, seus fatos históricos, políticos, religiosos e engraçados, suas famílias e sociedade.

Palavras também emocionadas do arquiteto e autor do projeto de capa do livro, Wilson Maia Lima Verde, filho do jornalista. “Este momento me invade a alma de filho. É uma dimensão que se propaga, aqui é seu legado de pai, avô, esposo, amigo. Tudo isso nos deixa arrebatados, gratos, acima de tudo, por tanto amor, empreendimento, que o senhor oferece a esta cidade. Hoje é um dia extremamente feliz e único, papai”, declarou.

Vocação, amor, história e legado

Wilson Lima Verde foi aplaudido de pé pelos presentes. Ele citou a data magna de lançamento de sua obra literária, em 7 de setembro, alusiva à independência política do Brasil. Lembrou o grito do imperador Dom Pedro I, às margens do rio Ipiranga em São Paulo, segundo a pintura do artista Pedro Américo, e lembrou o também escritor brasileiro Monteiro Lobato, usando uma citação do autor do Sitio do Pica Pau Amarelo: “Um país se constrói com homens e livros”. Vocacionado a sempre preservar a história de seu berço natural, Wilson Lima Verde ressaltou que a construção do legado da cidade pelos homens e mulheres é uma tarefa constante. Suas palavras em tom de emoção deixaram escapar o quão aquele momento era especial para ele. Um homem, com quase 90 anos, que não descansa de dedicar trabalho e amor a seu lugar. “Iguatu querido, o Iguatu que tanto amamos é quase o coração do Ceará, vamos trabalhar e preservar. Aqui é nossa terra, nossa história, nosso legado”, encerrou.

Interessados em adquirir o livro podem solicitar informações por e-mail: wilsonmlv@hotmail.com

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *