Em Iguatu, foi realizado na manhã do último sábado, 9, O Grito dos Excluídos e das Excluídas. A tradicional manifestação aconteceu dentro da programação da Assembleia Diocesana das Comunidades Eclesiais de Bases.
A caminhada saiu da praça dos Redentoristas, no bairro Prado, percorreu ruas e avenidas da cidade. Durante o ato aconteceram paradas estratégicas no Centro chamando atenção dos moradores para o o tema “Você tem fome e sede de quê?”, que propõe reflexões e ações em busca de alternativas para a dificuldade de acesso aos alimentos e à água. O ato foi encerrado na igreja matriz de Senhora Santana.
Saiba mais
A primeira edição do Grito foi às ruas em 1995. A proposta surgiu a partir de atividades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), com inspiração no tema da Campanha da Fraternidade daquele ano: “Fraternidade e Excluídos”, e o lema “Eras tu, Senhor?”.
As manifestações acontecem anualmente, sempre no dia 7 setembro, como contraponto ao Grito da Independência, que foi proclamado por um representante da família real portuguesa. A ideia é levar para as ruas e praças os gritos silenciados que vêm dos campos, porões e periferias da sociedade.
0 comentários