Nesta semana passou por Iguatu, o aventureiro Alex Rocha, conhecido como “Doido é doido”. Um paraibano de 50 anos, filho natural da cidade de Campina Grande-PB, cruzou a América do Sul numa moto Biz, 125 cilindradas, passando pelo Paraguai, Argentina, até o deserto do Atacama, no Chile. “Rodei 12 mil e 500 quinhentos quilômetros, até chegar a Campina Grande. Rodei no Paraguai, atravessei a Argentina até o deserto no Chile, entrei pelo Rio Grande do Sul, na volta rodei por todo Brasil até chegar a casa”, disse.
Ele saiu do Brasil pelo Paraná, em cidade de Foz do Iguaçu, e na volta entrou pelo Rio Grande do Sul. Percorreu praticamente o Brasil de ponta a ponta, passou por Paraíba, Piauí, Pernambuco, foi ao Maranhão visitar os Lençóis Maranhenses e retornou pelo Ceará, passando por Fortaleza e Iguatu, onde visitou a prima Havenna e seguiu para o Planalto da Borborema. Na quarta-feira, 20, Alex já estava em casa, matando a saudade da família, principalmente da esposa Alexandra, que administra os negócios, enquanto o marido se aventura sobre duas rodas pelo mundo. Eles são donos de revenda de cosméticos. Alex Rocha confessou que ele mesmo custeia suas viagens, trabalha muito para realizar o que idealizou como projeto de vida. “Isso para mim é um projeto de vida, entendeu? Não tenho patrocinador. Eu mesmo pago minhas viagens. Se um dia surgir um bom patrocinador, eu vou querer”.
Moção de Aplausos
Alexandro de Oliveira Rocha saiu de Campina Grande, sua terra natal e percorreu cerca de 12 mil e quinhentos quilômetros até retornar para casa. De Fortaleza até Iguatu, o paraibano parou para conhecer alguns monumentos históricos, como o açude do Cedro e a Pedra da Galinha Choca em Quixadá, no percurso pela rodovia CE-060.
Antes de chegar a casa, ele já havia recebido homenagem da Câmara Municipal de Campina Grande. O requerimento nº 3183, de autoria do vereador Marinaldo Cardoso, concedeu ao aventureiro o título de ‘Moção de Aplausos’, pelo Dia do Motociclista e por representar sua cidade, nas andanças pelo Brasil e outros países.
Em suas viagens sobre duas rodas ele conheceu as dez serras mais lindas do planeta. Serra do Rio do Rastro, Serra do Corvo Branco, percorreu o litoral brasileiro e até subiu a favela da Rocinha, detalhe: foi à noite. “Foi uma das coisas doidas que eu fiz”. Em 2011, viajou para o Peru e foi até Machu Pichu, levou a esposa Alexandra, como garupeira, mais do que isso, companheira de aventura. Ele disse que já andou na ‘Estrada da Morte’, na Bolívia. A viagem durou 50 dias, foi uma alusão à idade de 50 anos do aventureiro que chegou em 2023. De Campina ele viajou na companhia do amigo Rossandro Oliveira. Passar 50 dias viajando, dois amigos, em duas Biz, por onde passavam, viravam notícia. Assim no noticiário da TV na Paraíba, em Foz do Iguaçu, nos blogs, telejornais, rádio, redes sociais e canais digitais diversos. Durante a viagem, nos postos de combustíveis, nos albergues onde paravam para dormir, os aventureiros eram convidados para uma selfie, um registro, até autógrafo.
Próximas paradas
Em Iguatu, Alex Rocha conheceu o comércio e ficou maravilhado. “O centro da cidade é fantástico, parece aquelas cidades da Argentina, do Chile, Trêsmaldites, Torres del Pallia. Fantástico!” O aventureiro disse que gostou muito de Iguatu e prometeu retornar em breve. “Iguatu no domingo é realmente muito massa. Essa praça com esses restaurantes e bares ao redor, bem arborizado é fantástico, parece mesmo com muitas cidades top que conheci na Argentina, Chile e até mesmo na Bolívia”.
Alex tem um projeto para o ano de 2025 para cruzar o Equador, chegar até as florestas colombianas, visitar a cidade de Cartagena, e finalizar a viagem na ilha de Sant Andrés (Colômbia). Mas antes em 2024 é meta do aventureiro conhecer toda a Patagônia, região inóspita do Sul da Argentina, conhecida pelo clima frio, cujas paisagens incluem geleiras, lagos e suas florestas úmidas. O roteiro inclui cidades como Bariloche e as províncias de Rio Negro, Calafate, Uchuaia, Neuquén, Chubut, Santa Cruz e Terra do Fogo. Ele já desenhou o mapa da próxima aventura e colou na carenagem da Biz.
@alexrocha_03
0 comentários