Em Iguatu, serão 30 urnas divididas em 28 locais de votação para o processo de escolha dos candidatos para o cargo de conselheiro ou conselheira do Conselho Tutelar de Iguatu. 13 nomes estão para escolha das pessoas que têm título de eleitor a partir dos 16 anos. Basta só apresentar um documento original com voto e se dirigir ao local de votação. As informações com os nomes de todos os candidatos e locais de votação estão disponíveis nas redes sociais da Secretaria da Assistência Social, da Prefeitura e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes – CMDCA. A votação é aberta a partir das 8h da manhã e encerra às 17h, e acontece amanhã, domingo, 1º de outubro.
O Conselho Tutelar em Iguatu faz um chamamento para que as pessoas compareçam às urnas neste dia tão importante para escolha de profissionais que atuarão na defesa dos direitos de crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos. De acordo com Suêrda Bandeira, presidente do CMDCA, todo o processo transcorreu de forma transparente. “Os candidatos e candidatas fizeram uma campanha limpa. Durante todas as etapas, contamos com o apoio de parceiros entre essas o próprio Tribunal Regional Eleitoral, através da Justiça Eleitoral (Cartório Eleitoral), acompanhamento direto do Ministério Público. Apoio também da gestão municipal através da Secretaria da Assistência Social. Contamos também com o apoio das policiais da Guarda Municipal, entre outros tantos parceiros e pessoas voluntárias que irão participar desse pleito. Uma responsabilidade grande que conta com o apoio de todos”, declarou.
Suêrda faz o convite para que as pessoas no domingo tirem um tempinho e vão até um local de votação para escolher a pessoa que achar que melhor irá trabalhar pelos direitos das crianças e dos adolescentes.
Urnas eletrônicas
O CMDCA tem promovido uma campanha com o objetivo de sensibilizar as pessoas sobre a importância do voto para escolha dos novos conselheiros. A eleição para os representantes do Conselho Tutelar é realizada com urnas eletrônicas. A organização da eleição, assim como a totalização dos votos, é de responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e fiscalizado pelo Ministério Público.
Suêrda destaca a importância do voto, já que não é obrigatória a votação. “Não é obrigatória, mas orientamos as pessoas sobre a importância da participação das pessoas nesse processo eleitoral. A escolha dos representantes é responsável pela garantia dos direitos fundamentais de crianças e adolescentes. Temos 13 nomes que se colocaram à disposição das pessoas. Desse total, 10 serão escolhidos, sendo que 5 titulares e 5 que ficam na suplência. As pessoas podem conhecer os candidatos pelas redes sociais, no site da Prefeitura, no perfil do Conselho Tutelar, da Assistência Social. As urnas já estão colocadas nos locais de votação. É importante que as pessoas, que irão votar, vejam o local certo, porque durante a eleição as urnas são agregadas. Por isso, é importante que as pessoas fiquem atentas e vão às urnas. Vamos concluir esse processo com uma boa participação dos eleitores, se Deus quiser”, finalizou Suêrda Bandeira.
Para saber do seu local de votação, basta acessar o perfil no Instagram da Assistência Social: @assistenciaiguatu.
0 comentários