A Diocese de Iguatu ganhou oficialmente, ontem, sexta-feira, 29, mais uma matriz paroquial em seu território. A comunidade católica do bairro Jardim Oásis agora amplia sua missão pastoral das ações e trabalhos de evangelização. A missa de instalação da nova paróquia foi presidida pelo bispo diocesano dom Geraldo Freire. A programação especial da instalação da quinta paróquia da Diocese de Iguatu, a terceira criada a partir do desmembramento da Matriz de Senhora Sant’Ana, também foi marcada pela nomeação do padre João Emanuel, como o primeiro pároco. A comunidade católica do Bairro Jardim Oásis agora é sede paroquial de Santo Expedito.
Na quinta-feira, 28, foi celebrada na igreja Matriz de Sant’Ana missa em Ação de Graças pela Ereção Canônica da nova paróquia, logo em seguida uma carreata com a imagem do santo padroeiro percorreu ruas e avenidas da cidade anunciando a elevação e convidado moradores para o momento histórico para a Igreja Católica nesta cidade. O ato solene foi presidido pelo bispo diocesano dom Geraldo Freire, que entregou oficialmente a nova paróquia para seus devotos e empossou também o padre João Emanuel de Souza Santos, primeiro pároco. “É uma alegria grande. Transborda nosso coração de gratidão a Deus por estarmos acompanhando esse fato histórico, mais uma página positiva que abrimos hoje a criação da quinta paróquia da cidade de Iguatu”, comemorou o padre João Emanuel, agora pároco da Igreja de Santo de Expedito.
Há 20 anos a capela era erguida no bairro Jardim Oásis, agora o imponente templo construído pela força comunitária é elevado à categoria de paróquia. “Uma luta de muitos. O esforço aqui é visível. Muitas mãos para erguer essa igreja que começou como uma capela, hoje é esse templo lindo e acolhedor”, ressaltou padre Emanuel.
A Diocese abrange 19 municípios, contando agora com 27 paróquias. Além da paróquia de Senhora Sant’Ana (matriz), a cidade tem as paróquias de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Prado), Nossa Senhora das Graças (COHABs), São José (Catedral) e Santo Expedito (Jardim Oásis). “Santo Expedito chega para somar com as outras quatro paróquias. Estivemos na matriz de Senhora Sant’Ana, participando de uma missa como preito de gratidão, porque a missão desse território começou da matriz, há 20 anos. Como um ato solene, acompanhamos a criação pela paróquia. Como seu primeiro pároco, estou muito feliz e grato a Deus por isso”, destacou padre Emanuel.
Canonização
Santo Expedito é celebrado no dia 19 de abril. Mártir da fé, ele morreu decapitado, em abril do ano 303, sob o comando do Imperador Diocleciano, após recusar-se a renunciar ao Cristianismo.
Como Santo Expedito foi morto por causa de Jesus Cristo, ele se tornou um mártir da Igreja e santo reconhecido oficialmente. Sua bravura diante dos sofrimentos por causa da fé serviu de exemplo para grande parte dos soldados de sua Legião, fazendo-os permanecer firmes em sua fé. O exemplo de Santo Expedito arrastou milhares de cristãos na Armênia e, logo, ele passou a ser venerado como o santo das causas urgentes.
Imagem de Santo Expedito
Santo Expedito é representado como um Comandante Romano, vestindo uma túnica branca, uma armadura de superior e um manto vermelho sobre os ombros. Em sua mão direita levanta uma cruz com a palavra Hodie (Hoje). Na mão esquerda tem uma palma, representando o martírio e a vitória dos mártires. Seu pé direito pisa sobre um corvo, que grita a palavra Cras, (amanhã). A imagem simboliza a grande mensagem de Santo Expedito: “Não adie sua conversão, não deixe para amanhã aquilo que deve ser feito hoje, não procrastine!”.
0 comentários