Relatório da FUNCEME apresenta setembro com 12 mil focos de calor

07/10/2023

De acordo com o relatório apresentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídrico – FUNCEME, o Ceará registrou, em setembro, 12.007 focos de calor em 179 municípios, conforme dados coletados em dez satélites. As maiores concentrações foram em Icó, cidade vizinha a Iguatu, (1.222 focos), Sobral (521), Saboeiro (518), Ibiapina (401) e Acopiara (388), sendo que juntos, esses municípios concentraram, aproximadamente, 25% das ocorrências registradas no estado.

O meteorologista Frank Baima explica como é feita a coleta desses dados que são importantes principalmente para ações de prevenção e combates a incêndios florestais que aumentam significativamente neste segundo semestre do ano, entre os fatores, vasta vegetação seca e fortes ventos, que aceleram a propagação dos focos. “Desde 2004, a FUNCEME dentro do programa Previna é responsável pelo monitoramento das queimadas no Estado do Ceará. Esse monitoramento é realizado através de sensoriamento remoto com dados de 10 satélites capazes de mostrar os focos de calor, os pontos amarelos apresentados na projeção e em vermelho a área queimada pelo fogo. Em setembro deste ano, o Ceará apresentou em torno de 12 mil focos de calor, com a maior densidade no Sul e Noroeste do estado. Os municípios mais impactados foram Icó, Sobral e Saboeiro”, apresentou.

Baima ressalta que “a condição meteorológica apresentada no mês de setembro foi favorável para a propagação desse fogo tendo em vista o baixo quantitativo de chuva, altas temperaturas em torno de 38 a 40 graus, e baixo índice de Umidade Relativa abaixo de 20%, principalmente no Sul do estado. Outro fator também que contribuiu para o alastramento desse fogo foram os ventos intensos”, informou o pesquisador.

Ainda de acordo com a FUNCEME, os dados de satélites, provenientes da plataforma do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE, são processados pela fundação com intuito de quantificar e espacializar os focos de calor sobre áreas de interesse, a fim de subsidiar ações de contingência da Coordenadoria Estadual e das coordenadorias municipais de Defesa Civil e Corpo de Bombeiros no enfrentamento de combate às queimadas irregulares e incêndios florestais no Estado. “É válido ressaltar que todas as informações geradas pela FUNCEME são repassadas para os bombeiros a fim de subsidiar ações de combate e controle as queimadas e incêndios florestais no Estado”, concluiu Baima.

Alerta de calor e risco de incêndio

O Ceará tem alerta de calor e risco de incêndio em mais de 90 municípios. A onda de calor que atinge o Ceará já tem gerado repercussões além da sensação térmica: mais de 90 municípios estão em alerta para risco médio e alto de incêndios, desde quinta-feira, 5, e até hoje, sábado, 7, conforme divulgou a Defesa Civil do Estado.

Os pontos críticos do prognóstico de risco de incêndio, publicado pelo órgão de proteção na quinta-feira, 5, se concentram principalmente nas Áreas Integradas de Segurança (AIS) 14: Alcântaras, Barroquinha, Camocim, Cariré, Carnaubal, Chaval, Coreaú, Croatá, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Granja, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Ibiapina, Martinópole, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Uruoca e Viçosa do Ceará; AIS 16: Ararendá, Catunda, Crateús, Hidrolândia, Independência, Ipaporanga, Ipu, Ipueiras, Monsenhor Tabosa, Nova Russas, Novo Oriente, Pires Ferreira, Poranga, Reriutaba, Santa Quitéria, Tamboril e Varjota; AIS 19: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre e Santana do Cariri; AIS 21: Acopiara, Baixio, Cariús, Cedro, Granjeiro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Orós, Quixelô, Saboeiro, Tarrafas, Umari e Várzea Alegre; e AIS 22: Aiuaba, Arneiroz, Catarina, Mombaça, Parambu, Piquet Carneiro, Quiterianópolis e Tauá.

Entre 28 de setembro e 3 de outubro, 7.043 focos de calor foram identificados em 158 municípios do Estado, conforme dado da FUNCEME apresentado pela Defesa Civil. As cidades com mais registros, segundo divulgado pela Defesa Civil do Estado, foram Icó (1.627 focos), Saboeiro (534 focos), Poranga (362 focos), Várzea Alegre (344 focos) e Caririaçu (302 focos).

MAIS Notícias
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas
Vereadores criam comissão para acompanhar emendas impositivas

A Câmara Municipal de Iguatu formou uma comissão para acompanhar a análise e execução das emendas impositivas propostas pelos vereadores no âmbito da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024. A comissão foi escolhida na última terça-feira, 19, e é composta pelos...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *