As duas secretarias mais importantes, quando o assunto é impacto na vida da população iguatuense, passaram por mudanças na sua titularidade. Saúde e Educação estão sob novo comando. O anúncio ocorreu na terça-feira, 13. Segundo o prefeito Ednal Lavor, o objetivo é garantir o aprimoramento do trabalho e do modelo de gestão de resultados. Os remanejamentos também visam ajustar a máquina administrativa, conforme o gestor.
A solenidade de posse ocorreu no Centro Pastoral com presença do prefeito presidenta da Câmara, Eliane Braz, vereadores, secretários municipais, assessores e convidados. Na ocasião, Pablo Neves foi empossado como secretário Municipal de Educação. O antes sindicalista estava como presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Iguatu (SPUMI). O fato de ter assumido o cargo gerou debate por parte de muitos que afirmaram que a decisão foi conflituosa. “Minha história fala por si. A vida é feita de ciclos. Construí uma vida no movimento sindical onde me comprometi em fazer uma luta intransigente na defesa do servidor. Confirmo que nesses poucos mais de dois anos honramos esse compromisso. A prova é saldo na conquista de direitos que obtivemos”, disse.
O sindicalista é funcionário de carreira da Prefeitura, está prestes a concluir o curso de Direito na URCA e chega com a missão de elevar os índices educacionais no município. Pablo Neves é o segundo a comandar a pasta que até então era gerida pela professora Eliza Medeiros que assume a secretaria Executiva do Ensino Superior, pasta que estava estagnada desde a saída de Cida Albuquerque. “Vamos tentar alavancar a rede de estágios com programas que façam essa comunidade ser inserida ao mercado de trabalho”, disse Eliza.
Durante o período em que esteve à frente da Educação, Eliza teve sua prisão decretada por não enviar informações cobradas pelo Ministério Público Estadual sobre o serviço de transporte escolar. A gestora pagou fiança no valor de R$ 10 mil, no mesmo dia. “Quem exerce função pública está sujeito a esse tipo de situação. Passa a ser alvo. O que houve foi uma perseguição por parte da oposição política local. O jogo é nessa linha. O mais importante é mostrar trabalho”, resumiu.
Saúde
A Secretaria de Saúde conta agora com seu terceiro secretário nos últimos três anos. O primeiro a assumir o lugar de titular foi Marcelo Sobreira em 2016, mas saiu do posto após rompimento político. Desde então a secretaria estava sob a responsabilidade de Rafael Rufino que agora foi remanejado para a superintendência do Sistema Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), autarquia antes gerenciada por Edval Lavor que solicitou licença para tratar de problemas de saúde. A Saúde está agora com Georgy Xavier, que era adjunto da pasta. “Desejamos sabedoria ao Georgy para que possa exercer com plenitude a nova função e agradecemos ao Rafael pelo trabalho deixado”, disse o prefeito em suas redes sociais.
0 comentários