No limiar da data comemorativa do aniversário de 30 anos do Corpo de Bombeiros de Iguatu, o jornal A Praça localizou o imóvel onde foi atendida a primeira ocorrência pelos soldados da corporação em 1989. O acontecimento ‘princípio de incêndio numa residência’ está registrado num livro de ocorrências que a corporação mantém até hoje e já faz parte do acervo histórico. O caso foi lembrado por ocasião do evento comemorativo dos 94 anos do Corpo de Bombeiros do Ceará e os 30 anos da corporação local, no último dia 07. Dois dos integrantes da corporação que atenderam ao chamado foram homenageados: 2º tenente Heriberto Souza Silva (saudosa memória) representado pelo seu irmão cel. Rigoberto Souza da Silva, e o major BM RR Marcos Cezar Maia Acácio. Heriberto era o comandante do então Posto do Corpo de Bombeiros.
A casa, um imóvel residencial na Rua 13 de maio, que na época, em 1989, tinha o número 584, mas atualmente há confusões na numeração dos imóveis, porque a referida rua tem duas numerações, uma antiga e uma mais recente. Os moradores reclamam, mas o fato é que muitos mantêm os dois números nas fachadas dos imóveis. A casa está localizada no quarteirão entre duas confluências da 13 de maio, com Eduardo Lavor e Monsenhor Coelho.
O morador que fez a chamada para o Corpo de Bombeiros, Geraldo Carneiro da Silva, não reside mais no imóvel, que hoje pertence à senhora Maria Luíza Rocha Alencar, viúva do ex-deputado estadual Erasmo Rodovalho de Alencar, falecido em 25 de maio de 2015. Ela gentilmente aceitou que a fachada da casa fosse fotografada para compor a matéria e disse que não sabia do episódio do princípio de incêndio, nem que a casa que pertence a ela faz parte da história da corporação como o imóvel onde foi atendida a primeira ocorrência.
Registro
O livro de Registro de Ocorrências tem os mínimos detalhes do fato. A hora da saída das viaturas do quartel (duas viaturas, uma ATB 11 e uma AT 13), a chegada ao local da ocorrência. Era por volta das 14h30 daquela tarde do dia 23 de setembro de 1989, quando uma ligação telefônica quebrou o silêncio.
“Tratou-se de um princípio de incêndio em residência na Av.13 de maio, 584, centro de Iguatu. A ocorrência foi solicitada pelo senhor, Geraldo Carneiro da Silva. A ocorrência foi informada unidade dos Bombeiros de Iguatu, às 14h30. Após tomarem as informações sobre o sinistro, os bombeiros se deslocaram para o local, em um tempo célere de 7 minutos, marcados do momento da ligação à chegada na residência. Conseguiram resolver a situação em 17 minutos, evitando a perda de vidas e mais prejuízos materiais”.
0 comentários