Secretaria do Desenvolvimento Agrário realiza vacinação contra brucelose

21/10/2023

Com objetivo de melhorar e proteger o rebanho bovino iguatuense, a Secretaria do Desenvolvimento Agrário de Iguatu – SEDA disponibiliza assistência técnica para vacinação contra brucelose, através da vacinação assistida. Essa atividade visa a garantir a sanidade animal e a qualidade dos produtos derivados carne, leite, queijo, além da comercialização dos animais, trazendo mais segurança para o consumidor.

“Um momento inovador e importante da equipe de pecuária da Secretaria. Isso é bom porque a iniciativa partiu da Prefeitura em adquirir todos os equipamentos e acessórios, EPIs, e até mesmo vacinas em parceria com os produtores. Através desse trabalho, nós teremos como garantir a sanidade animal e iniciar os protocolos de IATF (Inseminação Artificial por Tempo Fixo)”, destacou o secretário da pasta Venâncio Vieira.

De acordo com o secretário, a ação faz parte do projeto Leite Saudável Bovino que é desenvolvido pela gestão municipal, em parceria com Governo do Estado do Ceará, da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares) dentro do Programa Pecuária Mais Brasil. A imunização acontece em bezerras entre 3 a 8 meses de nascidas e vacas. “Essa vacina é só para bovinos. Existem dois tipos de vacina, a B19 e a RB 51, a primeira só para bezerras entre 3 a 8 meses. A partir de 8 meses os animais passam a ser vacinados com RB 51. A brucelose é uma zoonose que pode ser transmitida do animal para o homem. No animal o maior prejuízo é o aborto, caso seja contraída próximo do final da gestação”, explicou o médico veterinário Adão Gomes, que integra a equipe técnica. Adão destaca a importância dessa vacinação dentro desse programa municipal. “A gente está começando essa vacinação. Só o veterinário pode fazer essa vacina, ou acompanhar. Ela não pode ser feita sem a presença do médico veterinário no local da vacinação. E tem que ser um veterinário cadastrado na Adagri (Agência de Desenvolvimento Agrário) com todo os equipamentos e proteção necessária”, pontuou o médico.

Protocolo

Outro protocolo de vacinação é ferrar os animais vacinados. “Os animais são ferrados do lado esquerdo. As bezerras até 8 meses recebem o número final do ano que foi vacinada, por exemplo estamos em 2023, os animais receberam o número 3 e assim por diante. Já as vacas acima de 8 meses recebem a letra ‘V’, de vacinada. Por isso, que a vacina tem que ter muito cuidado com ela, seguir todos os protocolos de imunização. A vacina só é vendida nas revendas cadastradas porque cada animal tem que receber um atestado de vacinação”, complementou Gomes.

A Secretaria Municipal fez a aquisição de todos os materiais necessários e uma equipe técnica. “O produtor precisa comprar somente a vacina, que custa cerca de R$ 7,00. A partir de janeiro, por exemplo, tem uma empresa que compra leite aqui em Iguatu, que não vai receber o produto do rebanho que não for vacinado contra a brucelose. O Ceará é um dos Estados com os piores índices de vacinação contra a brucelose, doença que tanto prejudica os animais e os seres humanos. Então estamos fazendo nossa parte. Esse programa forte vai ajudar a melhorar esses índices. Estamos prontos para fazer a vacinação e os produtores devem procurar a secretaria para agendar a vacinação assistida nos rebanhos”, destacou o veterinário, explicando ainda que não é preciso fazer a vacinação do macho, a prioridade são as fêmeas porque elas vacinadas não irão pegar a doença e consequentemente pela imunização das fêmeas. “Em numa propriedade, se for detectado a brucelose, o animal vai ser abatido, descartado. Tem exame de sangue que é feito que detecta a doença no animal. Todos os animais que foram vacinadas agora, foram feitos exames antes para saber se tinha a doença. Outra coisa também importante é explicar, por exemplo, se um reprodutor tiver brucelose, ele fica infértil, perde a vontade da monta”.

A SEDA disponibiliza equipe técnica com médico veterinário, cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri), para administrar a vacina composta por vírus vivo nos animais. Além da aplicação do imunizante, os produtores são orientados sobre a doença, além de emitir atestado e declaração da vacina.

Saiba mais

A brucelose é uma doença causada por bactéria que acomete principalmente bovinos e bubalinos, com caráter zoonótico, podendo ser transmitida para o homem. Fêmeas contaminadas podem ter retenção placentária, repetições de cio, queda de produção de leite, nascimentos prematuros, corrimento vaginal e aborto no terço final da gestação. Já nos machos, podem ocorrer inflamação dos testículos, infertilidade permanente ou temporária e morte de bezerros no nascimento. “É importante ressaltar que a vacinação deve ser realizada por médicos veterinários cadastrados na Adagri, e de que todos os cuidados devem ser rigorosamente observados durante o manuseio das vacinas contra Brucelose, incluindo a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, destaca Adão.

Para mais informações, as pessoas podem ter acesso através do perfil da Secretaria de Desenvolvimento Agrário de Iguatu: @agriculturaiguatu.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *