A cidade de Iguatu promoveu a II Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência na última quinta-feira, 26, no Campus Humberto Teixeira. O evento serviu como fórum para debater o cenário atual e futuro na implementação dos direitos, com foco em um Brasil mais inclusivo.
Francielio Silva, secretário dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Iguatu, destacou que o momento foi uma oportunidade para expressar ideias e propostas para melhorar ainda mais a inclusão e acessibilidade para todos. “Nada de nós sem nós. A conferência reforçou o compromisso da cidade de Iguatu com a promoção dos direitos e a inclusão das pessoas com deficiência. Debatemos ações na nossa sociedade e levamos estratégias e propostas à conferência estadual e nacional. O melhor desse momento foi a representatividade. Tivemos setores e entidades que concretizaram suas falas”, disse Francielio.
“As conferências são um momento delas [pessoas com deficiência] de dizerem o que querem para contemplar suas demandas e na construção de políticas. Iguatu fez uma conferência acessível para os públicos com material em braile e intérpretes”, disse Lucas Sampaio, representando a Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Secretaria de Direitos Humanos do Ceará.
Avanço
A Secretaria da Pessoa com Deficiência foi criada neste segundo semestre. A pasta tem trabalhado os eixos de mobilidade urbana e inclusão social. “A pessoa com deficiência está inserida na sociedade. As pessoas com deficiência têm suas particularidades, e quando trabalhamos a acessibilidade garantimos a participação delas e o empoderamento”, afirmou Francielio.
0 comentários