Crise da coleta do lixo expõe denúncias e insatisfação popular

28/10/2023

Querendo ou não a crise que se instalou no âmbito dos serviços de varrição e coleta do lixo já expôs naturalmente a sujeira, trazendo à tona denúncias, fragilidades e espera. Os amontoados de lixo em toda área urbana da cidade e nas comunidades rurais são o retrato do acirramento histórico dos grupos políticos para se manterem no governo do município.

A suspensão recente do contrato com a empresa que prestava os serviços foi o estopim da crise. O prefeito Ronald Bezerra alegou, para a suspensão, situação irregular da empresa com as certidões, o que na visão do prefeito a impedia de legalmente prestar os serviços. Também foi decisão de Ronald a contratação de outra empresa, oriunda do município de Hidrolândia. Um contrato de três meses, pelo qual o município vai desembolsar recursos da ordem de R$ 1,5 mi, cerca de 500 mil por cada mês. Informação dos bastidores da prefeitura dão conta de que no contrato anterior o município pagava em torno de R$ 900 mil.

Ação emergencial

Em três semanas de profunda crise e incertezas no trabalho de recolhimento do lixo houve angústia, indignação e protestos. Garis revoltados pelo descaso com o pagamento de salários interditaram a Av. Dr. José Holanda Montenegro colocando depósitos de lixo, carrinhos de mão e até o próprio lixo espalhado no meio da rua. A angústia e desespero dos garis, pela escassez do pagamento para suprir suas famílias, foi semelhante à indignação da população, pela situação caótica a que a cidade foi submetida, com o lixo acumulado nas ruas, sujeira com o lixo espalhados pelos animais, fedentina e exposição a doenças, às mais diversas.

Com a suspensão do contrato com a empresa BRASERV, que fazia a limpeza, a prefeitura implementou um plano B, improvisando as operações de recolhimento do lixo usando as ferramentas e pessoal disponíveis. Ação emergencial, contudo insuficiente para atender a demanda de lixo para recolher. São pelo menos 20 bairros, cujos moradores produzem 80% do lixo gerado. Em locais mais distantes da área central, como Fomento, Mirante Verde, Chapadinha, Cajazeiras, Vila Neuma, Moura e Tanque, os moradores foram duramente penalizados, pois tiveram que conviver com lixo nas ruas, mau cheiro e o pior dos pesadelos, a incerteza.

Força tarefa

Marcos Ageu, secretário de Governo, montou com a equipe da Secretaria de Infraestrutura um cronograma de trabalho para suprir as carências geradas com a saída da contratada anterior. Ageu manteve o mapeamento anterior com a cidade dividida em duas áreas, considerando como marco de referência geográfico, a linha férrea. Da ferrovia para o lado do Cocobó e adjacências, a ‘força tarefa’ continuou recolhendo o lixo às terças, quintas e sábados, e do lado de baixo em direção ao aeroporto e todos os bairros, às segundas, quartas e sextas.

Nesta terceira semana da crise da coleta, a empresa Nova Hidrolândia começou a operar, inclusive com carro-coletor, que os garis e trabalhadores do lixão da Chapadinha chamam de ‘moedor’. Um trabalho conjunto, entre empresa e equipes da prefeitura, numa corrida contra o tempo para recolher todo lixo depositado nas ruas e calçadas na tentativa de minimizar a crise instalada, evitando o prolongamento dos dias com o lixo amontoado, automaticamente reduzir os reclames da população.

MAIS Notícias
Morre o empresário João Alencar de Oliveira
Morre o empresário João Alencar de Oliveira

A população de Iguatu recebeu com tristeza a notícia do falecimento do empresário João Alencar de Oliveira, ocorrido neste sábado, 2, no Hospital São Vicente. Segundo a família, a causa da morte foi falência múltipla dos órgãos. João Alencar de Oliveira nasceu em 24...

Cemitérios prontos para receber visitantes nesse dia de Finados

Durante esta semana os trabalhos de limpeza dos cemitérios em Iguatu foram intensificados para receber os visitantes, hoje, sábado, 02, dia dedicado aos mortos, finados. Não diferente de anos anteriores, é esperada uma intensa movimentação, conforme a empresa que...

Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas
Artista André Santos se destaca pelos desenhos realistas

O gosto pela arte de desenhar vem desde a infância. Na adolescência passou a ser incentivado pelo pai. André Santos foi aprimorando os traços e passou a se dedicar à arte do desenho com traços bem realistas, feito apenas...

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *